Publicado em 05 de Abril de 2016

Guardas civis municipais são capacitados para usar espingarda calibre 12

Através de curso prático, feito em São José dos Pinhais, os guardas civis municipais estão aptos a utilizar armamento para garantir segurança dos cidadãos.
Na última sexta-feira (2), 10 guardas civis municipais, ligados à Secretaria Municipal de Segurança (Semseg) da Prefeitura de Paranaguá, concluíram um curso para usar espingarda calibre 12, ministrado por instrutores da Guarda Municipal de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). A ação visa capacitar e preparar os guardas para atuarem em operações especiais, bem como diversas situações envolvendo a segurança pública e do patrimônio em Paranaguá.

“O curso é mais um passo para a capacitação dos guardas civis municipais visando garantir uma segurança pública efetiva para os cidadãos. A intenção é estruturar cada vez mais a Guarda Civil Municipal (GCM), uma meta da nossa gestão”, afirma o prefeito Edison Kersten.

“O treinamento proporcionou aos guardas uma vivência importante para que possam estar aptos a atuarem nas mais diversas situações e desempenharem com segurança suas funções“, afirmou a secretária municipal de Segurança, Regina Sayuri Nakamori, ressaltando o caráter preventivo de segurança aplicado no curso. O treinamento teve duração de 60 horas/aula, com teoria e prática, em um estande de tiros de São José dos Pinhais.

O treino com a espingarda calibre 12 faz parte do cronograma de cursos destinados à capacitação dos guardas civis municipais de Paranaguá. Os agentes dispararam, como parte do treinamento, cerca de 700 tiros durante cinco dias de curso e participaram de simulações de situações de risco e ações na contenção de distúrbios civis.

De acordo com Secretaria Municipal de Segurança Pública, outros 14 guardas receberam a mesma capacitação no início de março e dois agentes estão se preparando para participar de um curso de armeiro com instrutores da Delegacia de Armas e Munições (Deam) da Polícia Civil do Paraná, em Curitiba.

Jornalista: Leonardo Quintana Bernardi / Semsa