Publicado em 05 de Abril de 2016

Prefeitura e Sesa padronizam atendimento de pacientes com dengue

Medida já havia sido avisada previamente pela Sesa à Prefeitura. Prefeito Edison Kersten acompanhará de perto a padronização do protocolo de atendimento.
A Prefeitura de Paranaguá esclarece que recebeu no início desta semana uma autuação administrativa do Governo do Estado, para promover uma padronização do protocolo de atendimento dos pacientes com suspeita de dengue na rede municipal de saúde, bem como Zika vírus e chikungunya, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti. Através disso, o município e o Governo do Estado estão em processo de adoção de um protocolo único de assistência direta ao paciente com suspeita de dengue. A intenção é que haja, o mais breve possível, o cumprimento de protocolo único de atendimento que é fixado pelo Ministério da Saúde não só em Paranaguá, como também em todos os municípios do Paraná e do Brasil.

A questão já havia sido avisada previamente ao município pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) em reunião junto ao prefeito Edison Kersten e a secretária municipal de Saúde, Sandra Machado Marcondes.

“Houve divergências e questionamentos ao atendimento feito pelos profissionais de saúde em Paranaguá. Chegou-se à conclusão que o protocolo não foi seguido na íntegra, algo que já foi corrigido, com a aplicação agora do modelo de atendimento aos pacientes com dengue determinado pelo Ministério da Saúde”, afirma o prefeito Edison Kersten. “Devemos ficar atentos, o município tem que seguir a rigor este protocolo”, relata o prefeito, afirmando que acompanhará de perto a situação.

Durante a semana passada, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), responsável pelo Centro de Referência para o combate à Dengue, junto com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), através da 1ª Regional de Saúde, responsável pelo Hospital Regional do Litoral (HRL), estiveram em conjunto trabalhando na realização de readequações no sistema de atendimento aos pacientes com dengue.

A situação foi abordada em entrevistas feitas pelo prefeito Edison Kersten em um roteiro feito nas rádios Ilha do Mel FM, Litoral Sul FM, Difusora, Aliança FM, Terra Nativa, e no jornal Folha do Litoral.

Jornalista: Leonardo Quintana Bernardi