Publicado em 06 de Abril de 2016

Fumacê voltará a ser aplicado em bairros de Paranaguá nos próximos dias

Determinação é feita pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa). Medida não exclui a necessidade de que a população elimine os criadouros do Aedes Aegypti em suas residências.
Nesta semana, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) determinou o retorno dos “carros fumacê” para Paranaguá. Os veículos deverão percorrer os bairros mais afetados pela dengue no município, com uma bomba de aplicação de inseticida na parte externa das residências, com a intenção de eliminar o mosquito Aedes Aegypti em sua forma alada, que transmite a dengue, Zika vírus e chikungunya. O roteiro dos bairros em que o carro fumacê atuará ainda será definido.

A ação é uma determinação da Sesa, do Governo do Estado, através de uma parceria da 1ª Regional de Saúde com a Prefeitura de Paranaguá. “A vinda dos carros fumacê é mais uma arma na luta contra o mosquito Aedes Aegypti, no entanto, vale ressaltar que a população deve constantemente eliminar os criadouros do mosquito em suas casas, com foco nas larvas, que é o método mais efetivo para o combate à dengue, Zika vírus e chikungunya”, afirma o prefeito Edison Kersten.

A medida vem a somar forças com as ações que já estão sendo feitas pela Prefeitura no combate ao mosquito, com limpeza e eliminação de criadouros em logradouros públicos e ruas, aplicação e concessão à população de crotalárias que atraem libélulas, predadoras naturais do Aedes Aegypti, futura utilização de mosquitos geneticamente modificados que poderão diminuir até 90% da incidência da dengue, entre outros itens.

Segundo o prefeito Edison, a volta dos carros fumacê está prevista para os próximos dias. “Válido ressaltar que a liberação do mosquito geneticamente modificado, em breve, não será realizada em período coincidente ao uso do fumacê. Sendo assim, não haverá conflito na utilização destas duas armas que pretendem reduzir a presença dos mosquitos transmissores da dengue em Paranaguá”, completa o prefeito Edison Kersten.

DICAS AOS MORADORES SOBRE O FUMACÊ

A chegada do veículo fumacê é anunciada pelo zumbido forte e bem característico da emissão do inseticida na área frontal externa das casas. Com isso, a população então deverá abrir suas janelas e portas para aumentar a eficácia do veneno. Há a orientação da Sesa para que ocorra proteção de alimentos e utensílios de cozinha, cobertura de água e ração de animais de estimação, proteção de aquários e gaiolas, remoção de roupas de varal, proteção de carros para evitar manchas e, por fim, não permitir que crianças brinquem com a fumaça.

> Encontre-nos no Facebook

> Veja os vídeos da TVPrefeitura em nosso Canal do YouTube

Jornalista: Leonardo Quintana Bernardi

Outras Notícias


Prefeitura Municipal de Paranaguá
Rua Júlia da Costa 322 - Centro Histórico
CEP: 83203-060 - Paranaguá - PR
CNPJ: 76.017.458/0001-15

© 2017 - Departamento de Tecnologia da Informação