Tem dúvidas? Confira dicas importantes sobre a Covid-19

Por meio de tópicos a população pode conferir informações sobre atendimentos, isolamento, hospital de campanha e muitas outras questões que ainda geram dúvidas

O número de informações que surgem diariamente é grande. Para orientar o cidadão e sanar suas dúvidas, a Secretaria Municipal de Saúde preparou um apanhado de informações para que a população saiba quando e onde procurar atendimento médico, quando o exame é indicado, entre outras dicas importantes. Confira:

QUANDO PROCURAR O CENTRO DE REFERÊNCIA EM ATENDIMENTO COVID-19 (HOSPITAL DE CAMPANHA)?
O Centro de Referência em Atendimento Covid-19 (Hospital de Campanha) é voltado ao atendimento de pacientes suspeitos e confirmados da Covid-19 na cidade. O local conta com consultas, exames, farmácia e leitos intermediários. Além desse local, há ainda a Unidade de Saúde na Serraria do Rocha e a Unidade de Saúde Rodrigo Gomes na Ilha dos Valadares que estão como locais de referência para esses atendimentos. As pessoas que apresentarem sintomas como febre, falta de ar, coriza, dores no corpo e atrás dos olhos, dor de garganta, perda de olfato e/ou paladar, diarreia devem procurar o local.
Caso os sintomas sejam leves, o cidadão deve aguardar o terceiro dia de sintomas para após procurar o Hospital de Campanha. A medida é necessária para que os exames (Swab - PCR) alcancem resultados mais precisos.

COMO FUNCIONA O ATENDIMENTO NO HOSPITAL DE CAMPANHA?
Quem chega ao Hospital de Campanha recebe orientação já na entrada do local, é realizada a triagem, ocorre o atendimento médico e, se necessário, os exames para detecção do vírus. É o médico que avaliará o quadro clínico do paciente. Os pacientes já saem do Hospital de Campanha com a medicação necessária.

ESTOU AGUARDANDO O RESULTADO DO EXAME OU TESTEI POSITIVO, E AGORA?
Durante o período que o paciente aguarda o resultado e após a confirmação, a Secretaria Municipal de Saúde realiza o seu monitoramento. As pessoas suspeitas ou confirmadas de Covid-19 devem permanecer em isolamento domiciliar (nos casos leves e ou assintomáticos e que não necessitem de internamentos). Não devem sair de suas residências pelo período de cerca de 14 dias. Se o resultado for negativo, a pessoa pode retornar a sua rotina normal. É imprescindível seguir as orientações da equipe do Setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde. São profissionais que estão preparados para orientar a população.

A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ENTREGA DECLARAÇÃO PARA RETORNO AO TRABALHO APÓS O PERÍODO DE ISOLAMENTO DO PACIENTE?
Não. A declaração para empresas para o retorno do funcionário ao trabalho não é necessária. Após encerramento do isolamento (indicado inclusive por meio de atestado médico) o profissional pode retornar ao trabalho sem problema algum.

QUANTAS PESSOAS JÁ SE RECUPERARAM DA COVID-19
Esta é uma boa notícia. Até esta terça-feira, 18, eram 2.105 pacientes que já realizaram o isolamento domiciliar e estão recuperados da doença.

A IVERMECTINA REALMENTE TEM RESULTADO NA PREVENÇÃO AO CORONAVÍRUS?
É importante lembrar que ainda não há uma vacina contra a Covid-19, e enquanto não está disponível, muitos medicamentos têm sido estudados com o intuito de prevenir os casos agravados da doença. Esse é o caso da Ivermectina. Estudos in vitro têm mostrado que a Ivermectina inibe a replicação do vírus, por isso, acredita-se que possa reduzir os efeitos mais agravados da doença. Os estudos recentes em laboratório mostraram que a Ivermectina possui atividade antiviral, demonstrando que o medicamento tem uma capacidade em reduzir a replicação RNA viral do Sars-Cov-2. Ao se ligar a proteínas de transporte celular e impedir a entrada do vírus no núcleo da célula.