Agricultura familiar na merenda escolar é ampliada a cada ano em Paranaguá

Gradativamente, o valor utilizado passou de 1,98% aplicados em 2016 para 26,39% em 2020

Em novembro, Paranaguá foi a cidade escolhida pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para monitorar e instruir o município quanto a aplicação da agricultura familiar nas escolas municipais.
A Lei n.º 11.947 de 2009, determina que no mínimo 30% do valor repassado pelo FNDE para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) seja utilizado na compra de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações.

“Gradativamente, o índice passou de 1,98% aplicados em 2016 para 26,39% em 2020, em plena crise econômica e com uma pandemia em curso. Resultado de um trabalho comprometido da equipe do departamento da Merenda Escolar, desde a chefia e todas as nutricionistas do setor”, salienta a secretária municipal de Educação, Tenile Xavier.

A Prefeitura de Paranaguá Recebeu do FNDE até 04 de novembro, o valor de R$ 1.588.689,44. O total gasto em 2020 da agricultura familiar foi de R$ 419. 368,80 e o valor restante foi investido na aquisição de gêneros para a merenda escolar que, em 2020 com a situação da pandemia, foram distribuídos na forma de “kit merenda”. A secretária conta que desde o ano de 2017 tem sido um desafio para a Secretaria Municipal de Educação e em especial o departamento da merenda escolar alcançar as metas estabelecidas pela legislação vigente e os resultados do trabalho têm sido positivos.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, uma das metas é fomentar a agricultura familiar, os pequenos produtores da região e desenvolver a economia local. Em contrapartida, atingir as metas do Governo Federal.

“A Secretaria Municipal de Educação tem investido fortemente na fiscalização da merenda escolar, no acompanhamento do cardápio conforme a lei do PNAE junto com seu corpo técnico e conta com a atuação ativa do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), o qual vem buscando qualidade e boa alimentação para as crianças da Rede Municipal de Ensino”, ressalta Tenile Xavier.