Publicado em 18 de Maio de 2017

Prefeito Marcelo Roque recebe visita do cônsul-geral do Japão

Visita de cortesia serviu para estreitar relações entre Paranaguá e o país, que possui inúmeros descendentes no município.
Na tarde desta quinta-feira (18), o prefeito Marcelo Roque recebeu a visita de cortesia em seu gabinete, no Palácio São José, do cônsul-geral do Japão no Paraná, Hajime Kimura, que veio junto acompanhado de uma comitiva formada por descendentes japoneses residentes em Paranaguá: o presidente da Associação Cultural Nipo Brasileira de Paranaguá e servidor municipal, Júlio César Akira Furusawa, o advogado Tsutomu Furusawa e o servidor municipal e advogado Roberto Tanizaki. O encontro serviu para estreitar relações entre o município e o Japão, assim como para dialogar sobre a continuidade da implantação do Parque Awaji, localizado no município.

"Ficamos felizes pela vinda do cônsul-geral a Paranaguá e através desta relação estreiatamos ainda mais a relação do nosso município com o Japão, lembrando que existem inúmeros japoneses e descendentes na nossa cidade, algo que já faz parte da nossa cultura de hospitalidade e coexistência", afirma o prefeito Marcelo Roque. Ainda de acordo com ele, a vinda pode agregar relação positiva com empresas japonesas já instaladas e que desejam vir a Paranaguá, assim como agendou uma visita com o cônsul ao Parque Awaji, que poderá contar com uma revitalização feita em parceria com o Japão.

O cônsul-geral do Japão no Paraná, Hajime Kimura, ressaltou a importância de Paranaguá e do porto para o setor privado japonês instalado no Paraná e no Brasil. "A visita foi positiva e iremos dialogar para, na comemoração de 110 anos de imigração japonesa no Brasil, Paranaguá possivelmente poder receber eventos que ocorreram também em todo o Paraná. O Brasil conta com 1,9 milhões de japoneses, sendo que no Paraná existem mais de 150 mil descendentes, algo que reforça nossa proximidade", explica o cônsul, destacando que o Brasil é o país fora do Japão com maior colônia japonesa no mundo.

A secretária municipal de Comunicação, Camila Roque, também participou da reunião.

Jornalista: Leonardo Quintana Bernardi