Publicado em 18 de Maio de 2017

Prefeitura e Conselho da Criança e do Adolescente realizam evento contra abuso sexual infantil

'Dia Nacional de combate ao abuso e exploração sexual contra Crianças e Adolescentes', evento de denúncia e conscientização do dia 18 de maio, foi realizado no Terminal Rodoviário Urbano.
Durante toda esta quinta-feira (18), a Prefeitura de Paranaguá, através das secretarias municipais de Assistência Social (Semas) e de Educação e Ensino Integral (Semedi), apoiou a realização de evento alusivo ao "Dia Nacional de combate ao abuso e exploração sexual contra Crianças e Adolescentes", organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA) no Terminal Rodoviário Urbano, no centro, local com fluxo diário de milhares de pessoas. Apresentações teatrais e musicais, distribuição de materiais impressos, bem como diálogo aberto com a população buscando a conscientização em torno da denúncia e prevenção de abusos, foram itens presentes durante o evento que contou com a presença de alunos da rede municipal de ensino.

"O prefeito Marcelo Roque nos repassou uma determinação clara de atuarmos constantemente na defesa das crianças e adolescentes de Paranaguá e no combate à exploração sexual infantil. A realização deste evento no Terminal Rodoviário Urbano alcança milhares de pessoas sobre a necessidade de que hajam denúncias de casos de abuso, bem como conscientização e prevenção de toda a sociedade. Todos somos responsáveis nesta luta. Hoje foi um dia sem comemoração, mas sim de conscientizar e atuar em prol dos direitos da criança e dos adolescentes", afirma o secretário municipal de Assistência Social, Levi de Andrade.

Levi de Andrade ainda destacou a presença de profissionais na Semas e nos Centros de Referência de Assistência Social (CRA´s) em todo o município, que atuam neste apoio a estes cidadãos em formação, bem como na conscientização e apoio às famílias. "A educação municipal está atenta a situação de todos os alunos nas escolas municipais e Centros Municipais de Ensino Integral (CMEI´s), onde é possível realizar um acompanhamento da situação dos estudantes e, em alguns casos, diagnosticar possíveis abusos. Além das famílias, toda a sociedade parnanguara precisa denunciar casos de abuso e exploração sexual. Nossas crianças e adolescentes precisam do cuidado de todos os adultos, eles são o nosso futuro e temos obrigação de assistí-los", completa a secretária de Educação, Vandecy Silva Dutra.

O presidente do CMDCA, Edmilson da Silva Costa, destacou o papel importante do conselho para a sociedade parnanguara, afirmando que a entidade possui uma sala de atendimento aos munícipes durante o ano todo no Terminal Rodoviário Municipal. "As crianças são inocentes e não tem como se defender e elas são vitimizadas com casos de abuso e exploração sexual infantil. Hoje definitivamente não temos o que comemorar, mas sim denunciar casos e conscientizar as pessoas neste espaço com alto fluxo de pessoas. A nossa equipe está determinada a enfrentar este problema de frente não só hoje, mas todos os dias do ano", explica.

Autoridades policiais participam do evento

De acordo com o capitão Nelson Gonçalves, do 9º Batalhão da Polícia Militar, a Polícia Militar do Paraná (PMPR) está presente em todos os eventos voltados à segurança da criança e do adolescente. "O principal foco é proteger estes cidadãos em formação, detectando e acompanhando qualquer problema, criando uma malha de proteção em prol das gerações futuras. Estas crianças e adolescentes não podem crescer fragilizadas, nós como sociedade temos a obrigação de cuidar e denunciar, através do disque 100 e entrando em contato com os órgãos competentes", completa.

"Neste ano detectamos casos gravíssimos com abusadores cometendo grandes perversidades. Temos que realizar as denúncias sim em torno do abuso sexual infantil, no entanto com responsabilidade e as pessoas também devem testemunhar, pois adulto tem obrigação de ajudar e mostrar que é útil para o desenvolvimento das futuras gerações", afirma a delegada do Núcleo de Proteção à Criança e Adolescente Vítimas de Crimes (Nucria) de Paranaguá, Maria Nysa Moreira Nanni. Ela ainda destacou a importância da prevenção, combatendo a erotização infantil e destacando que jamais a vítima possui culpa pelo abuso, algo inerente aos criminosos que praticam o abuso. "Além disso, as famílias e responsáveis devem atuar na prevenção, sempre com amor e disciplina, assim como a sociedade", explica.

Os vereadores Thiago Kutz e Gilson Marcondes representaram o Legislativo na ação e se colocaram à disposição, junto à Câmara, para apoiar o município e autoridades no combate e prevenção à exploração sexual infantil. Além disso, a ação contou com a presença do secretário de Cultura, Turismo e Esportes, Darlan Macedo Janes, de representantes do Núcleo Regional de Educação (NRE), Conselho Tutelar, projeto "Leões do Futuro", 4ª Igreja Quadrangular de Paranaguá, Pastoral da Educação, entre outros membros da sociedade civil e organizada.

Jornalista: Leonardo Quintana Bernardi