Publicado em 19 de Maio de 2017

Programa 'Bairro Empreendedor' será iniciado pela Prefeitura e Sebrae na Ilha dos Valadares

Secretaria Municipal do Trabalho, Comércio, Industria e Assuntos Sindicais, em parceria com Sebrae, intensificará empreendedorismo e regularização de estabelecimentos em todos os bairros do município. Segundo Governo Federal, atualmente existem 5.999 microempreendedores em Paranaguá.
Após realização de reunião na última quinta-feira (18) com presidentes de associações de moradores de inúmeros bairros de Paranaguá, a Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Comércio, Industria e Assuntos Sindicais, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), irá implementar no município o programa "Bairro Empreendedor" em bairros de toda a cidade. De acordo com o secretário da pasta, Brayan Roque, a regularização de empreendedores garante segurança jurídica em seus negócios, assim como gera renda por meio de tributos ao município, empregos e, consequentemente, benefícios à sociedade parnanguara.

"Uma linha bem clara da gestão do prefeito Marcelo Roque é o diálogo com todos os setores para o desenvolvimento do município. O programa Bairro Empreendedor é um exemplo disso, pois ele é uma parceria com o Sebrae, entidade muito importante para Paranaguá, que irá incentivar o empreendedorismo e a regularização dos Microempreendedores Individuais (MEI´s), algo que faz os negócios crescerem, gerarem mais empregos, garantindo segurança jurídica aos empreendedores e renda por meio de tributos ao município. Toda a sociedade ganha com este programa", afirma o secretário de Trabalho, Comércio, Indústria e Assuntos Sindicais, Brayan Roque.

Ainda de acordo com o gestor, a ação ocorre justamente em um momento de crise no Brasil, algo que demonstra a necessidade do cidadão empreender para criar novas formas de obtenção de renda. "Em um primeiro momento, iremos alcançar a Ilha dos Valadares, com ações descentralizadas do município com o Sebrae em prol do empreendedorismo e regularização. Ainda determinaremos a data e convocaremos os cidadãos da ilha e de cada bairro alcançado. O objetivo é atender o cidadão de perto e saber a realidade do seu empreendimento e como podemos ajudar para que ele cresça", completa Brayan Roque.

Segundo a diretora da pasta de Trabalho, Comércio, Indústria e Assuntos Sindicais, Deise Leal, atualmente, segundo informações do Governo Federal, Paranaguá tem 5.999 mil microempreendedores. "Este número é é um dos motivadores para a execução do programa Bairro Empreendedor. A iniciativa além de assistir os MEIs já constituídos a trabalhar com mais qualidade e eficiência, também ajudará aqueles empreendedores que estão na informalidade para a busca da regularidade", complementa.

"Paranaguá é uma cidade empreendedora e a informalidade ainda é gritante no nosso município e com esta ação estaremos atuando para formalizar os empreendimentos que existem nos bairros, contribuindo com a geração de emprego e renda", ressalta ainda o secretário Brayan Roque. "A ação do programa no Bairro Empreendedor conta também com uma ampla agenda oficinas e palestras que irão acontecer até o mês de novembro", explica a diretora Deise Leal.

Palestra será realizada no próximo dia 08 de junho em prol da formalização de empreendedores

No próximo dia 08 de junho, a Prefeitura, em parceria com o Sebrae, realizará uma palestra para intensificar a formalização dos MEI´s em Paranaguá, com o foco de atingir presidentes e lideranças de bairros do município. "Esta ação foi sugerida pelos próprios presidentes. Eles querem saber quais são benefícios e obrigações que os microempreendedores possuem depois de sair da informalidade", ressalta Brayan Roque

Abordando os temas: formalização do MEI, controle financeiro, oficina de crédito, oficina de compras e captação de clientes e mídias sociais, a palestra ocorrerá no auditório da Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral (Semedi), às 18h do dia 08 de junho. O Sebrae será o responsável pela palestra.

Jornalista: Leonardo Quintana Bernardi