Publicado em 26 de Outubro de 2010

Prazo para inscrição no Casamento Comunitário termina dia 4 de novembro

Noivos que ganham até R$ 1.020 devem procurar o SESC Paranaguá levando documentos para garantir lugar na cerimônia do dia 4 de dezembro

O 11º Casamento Comunitário realizado com apoio da Prefeitura está marcado para o dia 4 de dezembro e deve ter mais de 100 casais inscritos. O prazo de inscrição para os noivos que desejam participar da união coletiva termina na próxima semana, dia 4 de novembro. A promoção é do SESC (Serviço Social do Comércio) através da unidade Paranaguá dentro do programa SESC Cidadão. Em Paranaguá, nas duas gestões do prefeito José Baka Filho, já foram contemplados até agora com a gratuidade nos custos de cartório e demais despesas 1.072 noivos e noivas. “Todos poderão dizer, como antigamente ‘estamos casados de papel passado’, agora é no papel, e isso muito nos alegra porque sabemos que o trabalho da Prefeitura nessa hora faz diferença na vida das pessoas”, disse o prefeito.

O público alvo é formado por pessoas carentes com renda máxima de dois salários mínimos (em valores atuais R$ 1.020,00). Na mais recente cerimônia, realizada em 22 de maio deste ano no Ginásio de Esportes Joaquim Tramujas, 98 casais disseram “sim” e uniram-se civil e religiosamente com direito a todos os documentos, algo quase impossível de se obter para casais de baixa renda não fosse pela preocupação do município em proporcionar essa oportunidade que faz diferença na vida de quem mais precisa. Quem perder o prazo não poderá se casar nesta edição.

As inscrições continuam abertas, mas o prazo termina na próxima semana, dia 4 de novembro (quinta-feira). Quem tem interesse deve se apressar para ter tempo de reunir todos os documentos necessários e também porque os servidores públicos terão um feriado emendado na segunda e na terça (dias 1 e 2 de novembro) retornado ao trabalho somente na quarta-feira (3), um dia antes do final do prazo.

As inscrições devem ser feitas no SESC (Rua Dr Roque Vernalha Nº 11, Vila Itiberê, em frente ao Posto de Saúde Dona Baduca) de segunda à sexta-feira das 8 às 17 horas até, no máximo, 4 de novembro. A cerimônia está marcada para ás 18 horas do dia 4 de dezembro no ginásio de esportes Joaquim Tramujas. Após a inscrição, os noivos passarão por uma avaliação social para comprovar a condição econômica, uma vez que os custos documentais serão pagos pelo TJ-PR.

Para discutir a estrutura do casamento comunitário, foi realizada uma reunião preparatória no último dia 29 de setembro. Outro encontro de trabalho está marcado para 5 de novembro, também no SESC, às 10 horas, para definir os últimos detalhes. Na tarde desta terça-feira (26) a sala de reuniões do gabinete do prefeito sediou um encontro entre representantes de várias secretarias e a advogada Ana Carla Menezes Patriota, da Defensoria Pública Municipal. Participaram integrantes das secretarias de Assistência Social, Defesa Social e das fundações de Esportes e Cultura, todas envolvidas com a estrutura que será cedida pela Prefeitura na parceria com o SESC e o Tribunal de Justiça do Paraná.

11º Casamento Comunitário/“SESC Cidadão”.
Data: 4 de Dezembro de 2010 (Sábado) às 18 horas.
Local: Ginásio de Esportes Joaquim Tramujas.

Fotos: Claudinei Lima

Jornalista: Alexandre Motta