Publicado em 15 de Fevereiro de 2011

Projeto Cidade Digital pode oferecer sinal gratuito de internet à população

Estudo está sendo realizado para implantação. Prioridade é atender os órgãos municipais e eventos, mas moradores das regiões beneficiadas por sinal de internet via rádio também poderão contar com tal benefício. O “Cidade Digital” será o maior projeto no ramo realizado no Brasil.
A Prefeitura de Paranaguá está em fase de estudo para implantar o projeto “Cidade Digital”, apresentado durante a reunião de secretariado, na manhã de segunda-feira (14).

Num primeiro momento, a prioridade é atender aos órgãos municipais, com interligação, através de um anel óptico/wireless com redundância, acabando com a necessidade e custos para contratar operadora terceirizada para prover estes serviços nestes locais.

Serão oito diferentes pontos da cidade que terão sinal de internet via rádio: Praça de Eventos 29 de Julho, Aeroparque, Praça da Fé, Praça Fernando Amaro, Praça dos Leões, Praça do Japão, Praça dos Povos Árabes e Praça Portugal. Milhares de residências parnanguaras serão beneficiadas.

O anel de fibra ótica que será instalado é que vai permitir tal tecnologia, pois inclui também rádio, permitindo envio de dados, som e imagem.

O processo licitatório ainda não foi aberto e a empresa contratada terá 10 meses para executar o trabalho de implantação, que vai incluir a instalação de infra-estrutura elétrica, lógica, abertura de passagens, troca de postes, instalação de fibra óptica e antenas wireless e reconstituição da estrutura predial quando necessário.

Após isso será analisada a possibilidade de oferecer sinal de internet via rádio gratuitamente à população que estiver nas regiões de abrangência.

O oferecimento de sinal gratuitamente será possível após a implantação.

Todo o estudo técnico está sendo realizado para que a população também seja beneficiada, mas vários detalhes terão que ser observados, somente quando o serviço estiver sendo oferecido.

O “Cidade Digital” será o maior projeto no ramo realizado no Brasil, segundo dados da empresa contratada para fazer o estudo para implantação.

Durante a apresentação, o prefeito José Baka Filho destacou a importância do projeto, que vai gerar economia aos cofres públicos e mais agilidade nos serviços.

“Estamos na era digital e não dá para fugir dessa realidade. Vamos nos adequar também para garantir que a população possa ter acesso a essa máquina poderosa de informação, que é a internet”, salientou o prefeito.

Jornalista: Osvaldo Capetta