PLANO DE MOBILIDADE URBANA – O QUE É?

É um instrumento da política de desenvolvimento urbano, integrado ao Plano Diretor do município, contendo diretrizes, instrumentos, ações e projetos voltados à proporcionar o acesso amplo e democrático às oportunidades que a cidade oferece, possibilitando condições adequadas ao exercício da mobilidade da população e da logística de distribuição de bens e serviços.

PLANO DE MOBILIDADE URBANA

Apresentação da 2ª Audiência Pública

Apresentação da 1ª Audiência Pública

Legislação Relacionada

Lei Federal 12.587/2012
Lei Complementar 64/07
Lei Complementar 65/07
Decreto 749/2013
Decreto 1836/2014
Lei nº 2815 de 19/11/2007
Lei nº 3039 de 18/12/2009

Participação Popular

“A base de uma política urbana com participação popular está no reconhecimento de que a participação nas políticas públicas é um direito dos cidadãos e de que o caminho para o enfrentamento da crise urbana está diretamente vinculado à articulação e à integração de esforços e recursos nos três níveis de governo – federal, estadual e municipal, com participação dos diferentes segmentos da sociedade”. (Ministério das Cidades, 2004ª; p.75)

Ciclovias / Ciclofaixas

O uso de bicicleta é um agente transformador da mobilidade urbana sustentável. Seus benefícios são: diminuir o número de carros nas ruas e, consequentemente, os congestionamentos e os índices de poluição; gerar autonomia e facilidade de deslocamento; contribuir para a atração dos centros urbanos; ter baixíssimo impacto poluidor na construção das vias; aumenta a qualidade de vida dos adeptos; e reduz o stress, dentre outros. O bom planejamento cicloviário necessita de segurança viária para circulação bem como de infraestrutura adequada de estacionamento para bicicletas.

Transporte de carga

O plano irá buscar relacionar as atividades de logística de carga com a mobilidade da cidade, com sustentabilidade. O objetivo principal é identificar quais são as variáveis que devem ser levadas em consideração na elaboração de políticas de mobilidade urbana que incluam as atividades de logística de carga da cidade e organizar os fluxos minimizando os conflitos.

Transporte Coletivo

O objetivo do plano é fomentar a cidadania e a inclusão social por meio da universalização do acesso aos serviços públicos de transporte coletivo e das ações estruturantes para o sistema de transporte coletivo urbano, apoiando a qualificação e ampliação de infraestrutura de mobilidade urbana .

Transporte Aquáviario

Com o objetivo de aumentar a mobilidade urbana , o Transporte Aquaviário é uma alternativa sustentável para Paranaguá , incrementando a intermodadlidade e  oferecendo um deslocamento mais agradável.

Calçadas

Cidades são feitas para pessoas, e estas primordialmente caminham. A necessidade de calçadas de qualidade e acessibilidade vale para todos: jovens, adultos, crianças, idosos e pessoas com portabilidade de deficiência.

Prefeitura Municipal de Paranaguá
Rua Júlia da Costa 322 - Centro Histórico
CEP: 83203-060 - Paranaguá - PR
CNPJ: 76.017.458/0001-15

© 2017 - Departamento de Tecnologia da Informação