Indígenas na Ilha da Cotinga são vacinados contra a Covid-19

O cacique Dionísio Rodrigues e o pajé Mbya Sebastião da Silva, de 97 anos também iniciaram a imunização com a primeira dose da vacina

Cacique Dionísio Rodrigues
cacique Dionísio Rodrigues
pajé Mbya Sebastião da Silva, de 97 anos
Vacinação na ilha da Cotinga
Nesta segunda-feira, 25, equipes da Secretaria Municipal de Saúde de Paranaguá e do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), - unidade gestora descentralizada do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS) -, estiveram na Ilha da Cotinga para iniciar a imunização de 30 indígenas, entre eles, o cacique Dionísio Rodrigues e o pajé Mbya Sebastião da Silva, de 97 anos.

Os indígenas fazem parte do primeiro grupo preconizado pelo Ministério da Saúde para receber a vacina contra a Covid-19.

“A Secretaria Municipal de Saúde vem levando a vacina ao público alvo indicado para esta primeira fase da campanha e dentro desse primeiro grupo está a população indígena. A vacinação desse público tem ocorrido no litoral e nesta segunda-feira foi iniciada a imunização dos indígenas que residem na região de Paranaguá”, ressalta a supervisora de unidades de saúde e comunidades marítimas, Ghislaine Cristina Corrêa.

O cacique Dionísio Rodrigues disse que durante a pandemia a população indígena se manteve isolada. “Esse isolamento nos impactou muito, mas acreditamos que com a vacina voltaremos pouco a pouco ao normal com o retorno das nossas atividades, a venda do nosso artesanato e as aulas presenciais para as crianças que são questões muito importante pra todos nós”, comemorou.