Dezembro Vermelho: Saúde realiza ação na luta contra a Aids

Testes rápidos e orientações ocorrem no dia 1.º de dezembro

A Secretaria Municipal de Saúde realizará nesta quinta-feira, 1.º de dezembro, ação de conscientização e diagnóstico de HIV/Aids. O evento faz parte do “Dezembro Vermelho” campanha instituída pela Lei nº 13.504/2017 e que marca uma grande mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras IST (infecções sexualmente transmissíveis), chamando a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.

A ação ocorrerá no Terminal Urbano, Centro de Paranaguá, das 10h às 17h e contará com orientações, teste rápido para detecção de HIV, Sífilis e Hepatites B e C, dispensação de preservativos entre outras atividades.

“Durante todo o ano, Paranaguá dispõe de uma rede que possibilita o diagnóstico oportuno de HIV/Aids, com oferta de testes rápidos nas unidades básicas de saúde, além do Centro de Testagem e Aconselhamento no João Paulo II, mas esta ação visa enfatizar a prevenção e o diagnóstico precoce”, destaca a superintendente de Vigilância em Saúde, Marianne Gomes.
A Aids é a doença causada pela infecção do vírus da Imunodeficiência Humana (da sigla em inglês HIV). Esse vírus, do tipo retrovírus, ataca o sistema imunológico, que é o responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. O vírus é capaz de alterar o DNA dessa célula e fazer cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.

O tratamento, especialmente quando precoce, desempenha resultados muito positivos. “O importante é ser diagnosticado e iniciar o tratamento o quanto antes”, enfatiza a superintendente.

> Encontre-nos no Facebook