Artesãos entregam obras de arte confeccionadas para o edital Aldir Blanc

Material ficará no acervo da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo

A Lei Aldir Blanc, do Governo Federal, surgiu como forma emergencial para auxiliar agentes culturais em todo o território nacional, no período de pandemia. Paranaguá repassou aproximadamente 400 mil reais para os trabalhadores do setor. Os artesãos Marcos Piantá e Gilmara Gastaldon Piantá estiveram com o prefeito Marcelo Roque para realizar a entrega de algumas obras de artes que foram feitas por exigência para participação no edital.

“Segundo o levantamento realizado, 46% dos munícipios do país não conseguiram utilizar os recursos disponíveis e aqui em Paranaguá foi diferente. Todos os segmentos culturais da nossa cidade receberam o repasse que ajudou muito os agentes culturais locais”, declarou o prefeito Marcelo Roque.

Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Harrison Camargo, só foi possível operacionalizar a lei com a determinação e ajuda das demais secretarias do município. “A Lei Aldir Blanc foi um grande desafio para todos os gestores no Brasil. A Lei veio num momento em que o setor cultural necessitava deste auxilio, através do poder público”, disse.

Para os artesãos a lei proporcionou auxílio em um momento complicado, pois o setor foi um dos primeiros a parar suas atividades. “A Secultur fez um esforço para que os artistas de Paranaguá pudessem participar do edital”, comentou o artesão local Marcos Piantá.