1ª Oficina Técnica Intermunicipal do litoral do Paraná é realizada em Paranaguá

Encontro contou com troca e integração de informações entre secretarias de Meio Ambiente do Litoral do paraná

Nesta segunda-feira, 25, Paranaguá foi sede da 1.ª Oficina Técnica Intermunicipal do litoral do Paraná - trabalhando com estratégias municipais de gestão integrada de resíduos sólidos. O evento ocorreu nas dependências da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) Campus Paranaguá e reuniu secretários e técnicos das secretarias municipais de Meio Ambiente de Paranaguá, Pontal do Paraná, Morretes, Matinhos e Guaratuba.

O objetivo do encontro foi a troca e a integração de informações sobre a gestão de resíduos sólidos urbanos nos municípios litorâneos, diagnóstico da situação atual, os principais desafios para o setor e a proposição de ações integradas que deverão ser discutidas com as próximas gestões municipais, bem como com as instituições ambientais estaduais.

No encontro também foram abordados os temas trabalhados durante o Programa de Treinamento em Estratégias Municipais de Gestão Integrada de Resíduos realizado em novembro de 2023 em São Paulo, em fevereiro em Florianópolis e em maio de 2024 em Estocolmo (SE).

O Treinamento é uma iniciativa da Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (ABREMA) e da consultoria Miljö & Avfallsbyrån (Milav), com recursos da Agência de Proteção Ambiental da Suécia (SEPA), e que teve a participação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) de Paranaguá. O objetivo do Treinamento foi promover a capacitação de representantes municipais, de todas as regiões do país, na elaboração de planos estratégicos de gestão integrada de resíduos sólidos, com vistas a que os participantes sejam multiplicadores e possam compartilhar conhecimento, contribuindo com outros municípios nessa mesma temática.

“A Oficina, a primeira com essa temática no formato intermunicipal, foi uma excelente oportunidade para a troca de informações e discussões sobre o tema, o que contribui com a proposição de estratégias de gestão integrada de resíduos para a nossa região litorânea, estabelecendo procedimentos para a revisão e elaboração de Planos Municipais de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos, o PMGIRS, componente obrigatório para as políticas públicas relacionadas à Política Nacional de Resíduos Sólidos, estabelecida pela Lei n.º 12.305/2010”, ressalta o biólogo da Semma, João Roberto.

Participaram do evento, os secretários Municipais do Meio Ambiente de Matinhos, Sérgio Luiz Cioli, de Pontal do Paraná, Jackson Cesar Bassfeld, de Morretes, a secretária Jéssica Ronchini Montalvão, a coordenadora de Fiscalização Hamilly Stocco Soares e a diretora de Mudanças Climáticas Mariana Meduna Moscardi. O engenheiro ambiental Anderson Marlon Grasel, representando o secretário Edgar Fernadez de Guaratuba, e a engenheira florestal Mercedes Marília do Carmo Figueiredo Vella, além do biólogo João Roberto Barros Maceno, ambos da Semma de Paranaguá.

Além de apresentações com o diagnóstico dos municípios, a engenheira ambiental Letícia Nocko, gerente do Departamento de Projetos Técnicos da Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (Abrema) e a consultora ambiental Karin Engströn da Milav da Suécia, enviaram vídeos parabenizando a iniciativa do evento e colocando suas Instituições à disposição para posteriores ações conjuntas na área de resíduos sólidos urbanos.

“O evento foi uma grande iniciativa para a união dos municípios do litoral do Paraná na busca de novas tecnologias de tratamento e gerenciamento eficiente dos resíduos, desde sua geração, coleta, transporte e destinação final. Embora com realidades e proporções distintas, os desafios municipais na gestão de resíduos se assemelham e, desta forma, a busca de soluções pode ser integrada para uma melhor qualidade do ambiente litorâneo”, avalia o secretário Diego Delfino.

> Encontre-nos no Facebook