Paranaguá celebra a cultura caiçara na 12ª edição da Festa Nacional do Fandango  

Dez grupos de fandango se apresentam, de 20 a 22 de agosto, com transmissão na página oficial do evento

Começa nesta sexta-feira, 20, a XII Festa Nacional do Fandango Caiçara de Paranaguá organizada pela Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur). O tradicional evento que acontecia na Ilha dos Valadares, por ocasião da pandemia de Covid-19, será transmitido pelas redes sociais do evento oficial. 

Dez grupos de fandango participam durante três dias de espetáculos que acontecem das 19h às 22h. A organização foi realizada com representantes da cultura tradicional não só de Paranaguá, mas de outras cidades, como o grupo Bacuraú, representante do munícipio paulistano de Ubatuba.  

O secretário de Cultura e Turismo ressalta que celebrar a festa é mais uma oportunidade de evidenciar a cultura caiçara. “São expressões culturais que preservam um modo de vida. Os bailes são um encontro social, onde vários laços foram criados, experiências compartilhadas. O ritmo do fandango é fundamental para contar a história de um país tão vasto culturalmente, como o Brasil”, explicou Harrison Camargo.

As apresentações do Grupo Mandicuera, Família Domingues e Grupo Família Romão marcam o primeiro dia de festival. Diferentes projetos contemplados através dos editais de incentivo à produção artística, Cultura na Rede ou Lei Aldir Blanc, ligados a temática caiçara serão exibidos antes das principais atrações do festival, na “Mostra Fandango na Rede”. 

A manifestação cultural foi considerada patrimônio cultural brasileiro desde 2012 pelo Instituto Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O gênero une os sons de instrumentos de corda aos sapateados dos pares de dança formados nos bailes. A tradição chegou em terras brasileiras, especificamente nos litorais do Paraná e de São Paulo, a partir da chegada dos imigrantes ibéricos.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Sexta- feira (dia 20/08): 20h - Abertura Oficial e apresentações com: Grupo Mandicuera, Familia Domingues, Grupo Mestre Romão

Sábado (dia 21/08): 10h às 19h - Mostra Fandango na Rede - projetos feitos para o Cultura na Rede e Lei Aldir Blanc em todo território caiçara 

20h - Apresentações com: Grupo Mestre Eugênio, Grupo Mestre Brasílio, Fandanguará, Canutilho Temperado 

Domingo (22/07): 10h às 19h - Mostra Fandango na Rede - projetos feitos para o Cultura na Rede e Lei Aldir Blanc em todo território caiçara 

19h - Apresentações com: Grupo Mestre Zeca, Grupo de Fandango Bacuraú (Ubatuba), Grupo Pés de Ouro

> Encontre-nos no Facebook