Paranaguá recebe 15 veículos para Estratégia Saúde da Família

Entrega foi realizada por meio do Governo do Paraná. As demais cidades litorâneas também foram contempladas com automóveis

O Governo do Paraná realizou nesta quarta-feira, 13, a entrega de 33 veículos às cidades do litoral paranaense. Destes, 15 foram destinados a Secretaria Municipal de Saúde de Paranaguá para serem utilizados pelas equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) e da Atenção Primária.

Paranaguá é integrante do Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde e apresentou todas as características e documentações necessária para receber os veículos que virão a fortalecer a Atenção Primária à Saúde em seu papel de ordenadora dos demais níveis de atenção do sistema de saúde; qualificar o acesso e a capacidade resolutiva dos sistemas municipais de saúde; articular e consolidar a Rede de Atenção à Saúde, com a finalidade de dar respostas às expectativas e necessidades da população no cuidado e promoção da saúde.

“É um investimento importante para a cidade. Estamos realizando o trabalho da Estratégia Saúde da Família pelas regiões de Paranaguá com 33 equipes atuando no município e esses 15 veículos darão mais agilidade para chegarmos nesses pacientes”, salienta o prefeito Marcelo Roque.

A secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro ressaltou a satisfação em receber os veículos. “Temos vários domiciliados e acamados que por suas características não podem ir à sua unidade de saúde e a Estratégia Saúde da Família é um mecanismo em que a equipe se dirige a casa desses pacientes para que possam receber os cuidados necessários. Estamos muito felizes que todo o litoral está sendo presenteado com esses veículos e 15 são para Paranaguá”, destaca a secretária.

Foram entregues 33 veículos modelo Gol no valor de R$ 34,5 mil cada. Os veículos que serão utilizados pela ESF irão melhorar o atendimento aos munícipes, por meio de consultas domiciliares, agilidade no acompanhamento do atendimento a casos de Covid-19 e renovação da frota. O total investido foi de R$1.138.500,00.

O governador em exercício, Darci Piana fez a entrega dos veículos da Secretaria de Estado da Saúde a 1.ª Regional de Saúde que corresponde aos sete municípios litorâneos. “Todos os municípios do Paraná estão recebendo veículos e não é diferente no litoral. Entregamos esses 33 veículos aos municípios litorâneos para que as prefeituras consigam atender o maior número de pessoas amenizando as dificuldades dos pacientes”, observa Darci Piana.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto além de citar outros investimentos na área para o litoral, enfatizou a importância de se cuidar da Atenção Primária e a agilidade que os veículos proporcionarão no cuidado com os pacientes também nas visitas domiciliares. “Este é um momento de retomar as atividades da Atenção Primária, inclusive para voltar a cuidar dos hipertensos, diabéticos, asmáticos, entre outros cuidados e prevenções de doenças”, frisa Beto Preto.

VEÍCULOS
Paranaguá recebeu 15 automóveis, Guaratuba 5, Matinhos 4, Antonina 3, Guaraqueçaba 2, Morretes 2 e Pontal do Paraná 2 veículos.

Participaram do evento o diretor da 1.ª Regional de Saúde, Leovaldo Bonfim, deputados estaduais, secretários municipais de Saúde do Litoral, os prefeitos dos municípios litorâneos, vereadores, entre outras autoridades, profissionais da imprensa e convidados.