Encontro virtual sobre Educação Patrimonial acontece nessa quinta-feira, 17

O evento inicia às 14h, e acontecerá o lançamento do caderno de educação patrimonial, além de uma troca de ideias sobre o centro histórico de Paranaguá.

A Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, (Secultur), convida a população, assim como arquitetos para o encontro os arquitetos Rodrigo Sartori Jabur e Letícia Nardi, que dedicaram seus estudos a entenderem o processo de patrimonialização da cidade de Paranaguá e sua dinâmica urbana.

O encontro tem por objetivo debater o tema da preservação do patrimônio cultural de Paranaguá com a comunidade. E relacionar o centro histórico de Paranaguá com outras partes da cidade, com outras temporalidades e realidades sociais distintas que atravessam esse mesmo espaço, o que possibilita a sua compreensão no contexto da cidade contemporânea.

Vale destacar que a palestra de Rodrigo Sartori Jabur abordará a atuação das instituições de preservação do patrimônio cultural e a participação da população nos processos de reconhecimento do que deve ser protegido. A visão sobre o centro histórico de Paranaguá será também ampliada com a palestra de Letícia Nardi, que a partir de uma observação dos usos cotidianos do espaço urbano pela população e por turistas, abordará os valores oficialmente atribuídos pelos especialistas no campo do patrimônio em conexão com os valores construídos por seus usuários.

O secretário da pasta, Harrison Moreira de Camargo destaca que na ocasião, acontecerá o lançamento do caderno de Educação Patrimonial Centro Histórico de Paranaguá realizado em parceria com o IPHAN. A publicação tem por objetivo compartilhar com os moradores de Paranaguá e demais leitores algumas reflexões sobre o Conjunto Histórico de Paranaguá, tombado em 2009 pelo Iphan. Reunimos ainda orientações para os moradores que desejam realizar obras na área tombada ou no seu entorno, com um mapa ilustrativo do perímetro protegido ao nível federal. Além do centro histórico, o Fandango Caiçara foi registrado e reconhecido como Patrimônio Cultural Brasileiro, em 2012.

Serão apresentadas também algumas ações desenvolvidas para a manutenção e continuidade dessa tradição, que representa um modo próprio das comunidades caiçaras de ser, viver e estar no mundo.

Vale salientar que as palestras serão mediadas por Lia Mity Ono e Moisés Stival e os interessados poderão assistir às palestras através das seguintes plataformas: https://meet.google.com/fts-bvij-rbc e pelo canal do Iphan no youtube: https://youtu.be/_WOd5wYtKaE

Conheça quem são os palestrantes:

Rodrigo Sartori Jabur é professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Paraná, possui doutorado pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos (USP) e mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP). Tem como atuação as áreas de História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo, com linhas de pesquisa em História e Teoria da Arquitetura e História da Construção, além de trabalhar com temas relacionados a arquitetura tradicional, técnicas construtivas tradicionais, preservação do patrimônio cultural brasileiro e cidades do período colonial e do império, com maior enfoque nas do Estado do Paraná.

Letícia Nardi é arquiteta e urbanista graduada pela Universidade Federal do Paraná (1999), com especialização em Gestão do Patrimônio Cultural Integrado ao Planejamento Urbano da América Latina, pelo Programa ITUC/AL da Universidade Federal de Pernambuco e do Centro de Estudos Avançados da Conservação Integrada (2003). Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade, PGAU-Cidade, UFSC, sendo bolsista Capes (2011). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Preservação do Patrimônio Cultural. É organizadora do livro Patrimônio Cultural e Cidade Contemporânea, em conjunto com Alicia Norma de González Castells; e autora do livro Centro histórico: entre a preservação e a dinâmica urbana. Desde 2015, é proprietária da empresa Inspire-C Arquitetura, Urbanismo e Patrimônio Cultural.

> Encontre-nos no Facebook