Defesa Civil de Paranaguá participa de exercício no 27.º Batalhão Logístico

Simulado objetiva o aperfeiçoamento da capacidade de trabalho e de integração das instituições participantes, otimizando as ações de resposta durante o atendimento a futuros desastres

De 22 a 26 de novembro, foi realizado no 27.º Batalhão Logístico em Curitiba, o “Exercício Conjunto de Apoio a Defesa Civil” (ECADEC), um exercício simulado de mesa desenvolvido pelo Ministério da Defesa em conjunto com a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil. Dos 399 municípios paranaenses apenas dois forma selecionados: Paranaguá e União da Vitória.

De acordo com a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, o intuito do exercício foi testar as formas de comunicação e compreender as capacidades e limitações das instituições envolvidas, compreender as possibilidades de auxílio das Forças Armadas em eventos de grande porte. Além de testar os mecanismos de integração entre as agências para resposta a desastres de grande magnitude.

O simulado permitiu o aperfeiçoamento da capacidade de trabalho e de integração das instituições participantes, otimizando as ações de resposta durante o atendimento a futuros desastres.

O evento foi dividido em três áreas: Direção do exercício, Comando Conjunto do Exército e Gabinete de Crises.

O Exercício foi organizado pelo Ministério da Defesa, Comando de Operações Navais, Comando de Operações Terrestres, Comando de Operações Aeroespaciais, 5.ª Divisão de Exército, 14.ª Brigada de Infantaria Motorizada, 15.ª Brigada de Infantaria Mecanizada, 5.ª Brigada de Cavalaria Blindada, Capitania dos Portos do Paraná, Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, 11.º Centro de Telemática, Coordenadoria Estadual da Defesa Civil do Paraná, Polícia Militar do Paraná e Corpo de Bombeiros do Paraná.

Além da Defesa Civil de Paranaguá, participaram do evento a Secretaria de Estado e Saúde do Paraná (Sesa), Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Turismo (Sedest), Instituto Água e Terra do Paraná (IAT), Companhia Paranaense de Energia (Copel), Companhia de Saneamento do Paraná (SANEPAR), Polícia Científica do Paraná, Polícia Civil do Paraná, 2.º Grupamento de Bombeiros, 8.º Grupamento de Bombeiros, Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde (BPAmb-FV), Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de União da Vitória (2.ª CORPDEC), Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Petrobras, Rede Estadual de Emergência de Radioamadores (REER) e Rumo Logística.