Guia Turístico > Pontos Turísticos
Praças

Praça de Eventos 29 de JulhoPraça de Eventos 29 de Julho

Localizada no setor histórico da cidade, este espaço reservado para eventos valoriza o casario e reúne monumentos que contam a história de Paranaguá, como o Chafariz "O Outono", marco da instalação de água na cidade no início do século; o “Obelisco” comemorativo a elevação de Paranaguá à categoria de cidade e o antigo bebedouro para animais, em ferro fundido.
 

 

Praça da Fé

Antigo aterro do bairro do Rocio, urbanizado e transformado em espaço religioso para a realização da missa campal em devoção a Nossa Senhora do Rocio.

No dia 15 de novembro, data em que se homenageia a Padroeira do Paraná, recebe milhares de fiéis vindos de todos os cantos do Brasil para agradecer as bênçãos recebidas. O marco, simbolizado pela pedra em destaque na Praça da Fé, reporta ao local onde a imagem foi encontrada e construída a primeira capela.

 

Praça Fernando Amaro

Praça Fernando Amaro (Centro Comercial)

Tradicional logradouro público que vem do início do século XIX. Denominada Fernando Amaro em homenagem ao destacado poeta e boêmio parnanguara daquele período.

O local possui área de solo encharcado, saneada durante o governo Caetano Munhoz da Rocha e transformou-se numa das principais praças da cidade.


Na área central existe um coreto, construído em 1914. Palco de muitas retretas, o local já foi o principal ponto de encontro de jovens parnanguaras. Nela acontecem os tradicionais encontros no Café da Praça, sedia feiras culturais aos sábados e é freqüentada pela população em geral principalmente pelos aposentados.  

 

 

 

Praça Rosa Andrade

Neste local, deste o início do século XIX nas noites de luar, os casais de namorados aqui vinham para contemplar a placidez do Rio Itiberê. Foi, por muito tempo, reduto romântico da cidade. Mais tarde, aqui nas margens do Rio Itiberê, instalou-se um guincho mecânico, transformando-se em embarcadouro para cargas de barcos oriundos das ilhas, o que tornou o local conhecido como ‘’Pracinha do Guincho’’.

Neste trecho do Itiberê, por muitos anos foi celebrada a Semana da Pátria com provas de natação e ragatas de equipes de remo do Clube Natação e Regatas Comandante Santa Rita. Este espaço da cidade era o largo Cel. Glicério até ficar definitivamente marcado como ‘’Praça do Guincho’’.

Neste local, em 1999, foi inaugurada a Praça Rosa Andrade que Abriga o Centro Gastronômico da Juventude. Localiza-se no setor histórico da cidade, é valorizada pelos casarios e monumentos da Rua da praia, que contam a história de Paranaguá.

 

Praça Eufrásio Correia

Praça Eufrásio Correia (Praça dos Leões)

O nome dessa praça evoca o parnanguara Manoel Eufrásio Correia, formado em Direito no Recife, promotor público, deputado provincial, presidente da Assembléia, além de chefe de polícia de Santa Catarina e, finalmente, presidente da província de Pernambuco.

 

 

 

 

Praça do Japão

Espaço de lazer e descanso. A Praça do Japão foi criada como forma de homenagem aos imigrantes japoneses e à cidade irmã de Awaji, em Hyogo, Japão.

 

 

 

 

Praça dos Povos Árabes

A homenagem refere-se à importância social, econômica e cultural libanesa no desenvolvimento da cidade de Paranaguá.

O local tem dois pórticos ao estilo árabe.

 



Prefeitura Municipal de Paranaguá
Rua Júlia da Costa 322 - Centro Histórico
CEP: 83203-060 - Paranaguá - PR
CNPJ: 76.017.458/0001-15

© 2017 - Departamento de Tecnologia da Informação