Publicado em 25 de Julho de 2017

Posto de saúde de Alexandra tem horário estendido até 23h

Unidade funcionava até 17h e agora reforça rede municipal de urgência e emergência, que terá outros três locais inaugurados ainda nesta semana, para desafogar a UPA.
O prefeito Marcelo Roque iniciou na tarde desta segunda-feira (24) uma série de 4 inaugurações que marca o lançamento do Programa de Descentralização do Pronto Atendimento e ampliação da rede de urgência e emergência em Paranaguá. A primeira foi a unidade básica de saúde Dr. Elias Borges Neto, em Alexandra. Com isso, o posto, que funcionava somente até 17h, passa a ficar aberto até 23h.

Outras três unidades de saúde terão o horário de funcionamento estendido nesta semana. As cerimônias acontecerão na quarta-feira (26), na Ilha dos Valadares (Rodrigo Gomes), às 9h, e da Vila Garcia (Aline Marinho Zacharias), às 16h. Já para a Serraria do Rocha (Domingos Lopes do Rosário), o evento será quinta-feira (26), às 11h.

Além de agradecer o “trabalho incansável da equipe de saúde”, o prefeito Marcelo Roque lembrou das dificuldades encontradas pela atual gestão no início do ano. Confiante com as ações que vem sendo realizadas, disse acreditar que a descentralização trará efeitos imediatos no serviço de urgência e emergência de Paranaguá. “Com essas quatro unidades com horário estendido o atendimento na UPA vai melhorar o que era um problema gravíssimo no início de 2017 e que agora está bem melhor, depois que fizemos vários investimentos, como a contratação de médicos e fiscalização dos plantões, diminuindo o tempo de atendimento”, salientou o prefeito.

Segundo o administrador de Alexandra, Jafar Tassi, a iniciativa foi bem recebida pelos moradores do bairro e beneficia todas as comunidades rurais da cidade. “Ter o horário estendido facilita a vida de milhares de pessoas, que agora não precisarão mais se dirigir à UPA até 23h para buscar atendimento médico. Com certeza, é um grande avanço para a comunidade. Só temos a agradecer ao prefeito Marcelo Roque pela iniciativa”, destacou Jafar.

A cerimônia reuniu diversos secretários municipais e membros da comunidade. O aposentado Jorge Souza Bahia, de 59 anos, mora em Alexandra e afirmou que ter um posto de saúde funcionando até 23h melhora a vida dos moradores. “Se precisasse de atendimento a gente tinha que arrumar um carro para ir até a UPA. Agora, temos esse serviço bem pertinho de casa. O prefeito Marcelo Roque está de parabéns por essa benfeitoria”, destacou o aposentado.

O secretário municipal de Saúde e Prevenção, Paulo Henrique de Oliveira, também recordou da “situação caótica” que estava o setor, no início do ano. “Contra todas as previsões, bravamente estamos, dia após dia, recuperando anos de descaso com a saúde pública. (...) Quando assumimos nossa maior dificuldade era, sem dúvida, a rede de pronto atendimento. Tínhamos uma UPA com pessoas para fora, tamanha a demora e ineficácia do serviço que era prestado. Hoje, quem visita a unidade se surpreende com as transformações implantadas”, afirmou o secretário.

Para o vereador Alex Alves, que na cerimônia representava a Câmara Municipal, a equipe da Prefeitura está de parabéns pela iniciativa de descentralizar o atendimento de urgência e emergência. “Alexandra merece o que está acontecendo. Parabéns ao prefeito Marcelo Roque que, mesmo sem recurso, demonstra que é uma pessoa de caráter”, destacou o parlamentar.

Para o vice-prefeito e secretário municipal de Obras Públicas, Arnaldo Maranhão, a “saúde é a pasta mais delicada de qualquer administração, porque lida com vidas humanas”. Ele também parabenizou o prefeito e a equipe pelo trabalho realizado. “É importante porque a população começa a entender a nova maneira de administrar. Deixa de ser de gabinete e passar a ser uma administração popular”, destacou.

LICITAÇÕES
Marcelo Roque revelou que em breve serão lançadas licitações para construção de postos de saúde 24 horas em Alexandra, Ilha dos Valadares e Bockmann. “Foi uma promessa de campanha e estamos fazendo tudo para dar um melhor atendimento para nossa população. Saúde é o nosso compromisso número 1. (...) Temos uma equipe coesa, com todos pensando em nosso bem melhor, que é nosso povo”, completou o prefeito.

Fotos: Juliana Leandro

Jornalista: Osvaldo Capetta