Publicado em 26 de Maio de 2017

Prefeitura de Paranaguá participa de seminário regional em prol da qualificação de jovens e inclusão social

Secretários de Trabalho, Comércio, Indústria e Assuntos Sindicais, Brayan Roque e de Assistência Social, Levi de Andrade, representaram prefeito Marcelo Roque no evento e destacaram foco da gestão de incentivar a capacitação de jovens, primeiro emprego e redução de desigualdades sociais em Paranaguá.
Na tarde desta quarta-feira (24), representando o prefeito Marcelo Roque, os secretários municipais de Trabalho, Comércio, Indústria e Assuntos Sindicais, Brayan Roque e de Assistência Social, Levi de Andrade, participaram do Seminário de Aprendizagem Desafios e Possibilidades no Cenário Social, realizado na Câmara de Paranaguá através da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social (SEDS) por meio da chefe regional da SEDS em Paranaguá, Ruth Figueiredo. O objetivo do encontro foi desenvolver a formação profissional entre jovens e adultos de Paranaguá e do Litoral, contando com a presença de representantes dos sete municípios litorâneos.

De acordo com o secretário de Assistência Social, Levi de Andrade, a formação profissional para melhorar o currículo na obtenção de emprego é essencial neste momento de crise no Brasil é algo essencial em Paranaguá e em todo o Litoral. "Seguindo determinação do prefeito Marcelo Roque, nossa pasta está trabalhando constantemente em todo o município e o diagnóstico que possuímos é de que a formação profissional é essencial para os jovens e todos os cidadãos na obtenção de emprego e de inclusão social. Queremos reduzir a desigualdade social existente no município e a oferta do trabalho aos cidadãos é determinante para esta luta. Agradecemos à SEDS por nos convidar ao evento e por realizar este diálogo em Paranaguá", completa.

"O primeiro emprego é uma necessidade para os jovens de Paranaguá e a capacitação busca exatamente qualificar estes cidadãos em formação para estarem mais preparados no mercado de trabalho. Uma linha de gestão do prefeito é o foco nos jovens, sendo que no município damos oportunidade de capacitação a vários estagiários, lembrando sempre que o estágio tem o foco de colaborar com a capacitação e o desenvolvimento escolar-acadêmico destes alunos. Estamos trabalhando para ampliar ainda mais os cursos de capacitação que são oferecidos pela nossa gestão constantemente para todos os cidadãos", afirma o secretário de Trabalho, Comércio, Indústria e Assuntos Sindicais, Brayan Roque.

A chefe regional da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social (SEDS) de Paranaguá, Ruth Figueiredo, destacou que a formação profissional de jovens e adultos será um desafio em toda a região nos próximos anos, destacando a parceria com entidades privadas e municípios para alavancar a capacitação e ofertas de emprego na região. Ruth Figueiredo ainda destacou a alta adesão do evento com representantes de todos os municípios, demonstrando compromisso com a política pública de respeito aos jovens, de incentivo à formação profissional e acesso ao emprego pelos cidadãos.

O presidente da Câmara de Paranaguá, Marcus Antonio Elias Roque, marcou presença no evento, assim como inúmeros vereadores de Paranaguá e da região, representantes dos sete municípios do Litoral, do Conselho Tutelar, dos Conselhos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente, Senac, entre outras lideranças, entidades e órgãos da região.

Jornalista: Leonardo Quintana Bernardi