Publicado em 18 de Agosto de 2018

Remada Ambiental mobiliza a população para retirar resíduos sólidos do Rio Itiberê

O evento é uma parceria entre a Prefeitura de Paranaguá e a empresa Klabin
Na manhã deste sábado, 18, aconteceu a Remada Ambiental que é um evento que mobiliza a população para a preservação ambiental e retirada dos resíduos sólidos do Rio Itiberê e seu entorno. A realização é uma parceria entre a Prefeitura de Paranaguá e a Klabin.

De forma voluntária, os participantes realizaram a inscrição e receberam canoas, remos, coletes salva-vidas e sacos para o recolhimento dos resíduos que encontrarem no decorrer do percurso. Antes de adentrarem no Rio Itiberê, os integrantes da Remada Ambiental, tiveram orientações de segurança e instruções gerais, além de participarem de ginástica laboral.

Eventos de preservação ambiental ocorrem durante todo o ano na Cidade Mãe do Paraná. O coordenador da Remada Ambiental, Gérson Ferreira, explicou que a Klabin promove ações como estas em todas as cidades onde estão instaladas as unidades da empresa e comentou sobre a importância de disseminar as boas práticas.

“A Klabin entende que as boas práticas devem ser realizadas, participamos de outras ações com empresas parceiras e usamos o mesmo molde para alertar a população sobre a preservação ambiental”, ressaltou o coordenador que encerrou agradecendo o apoio recebido por parte da Prefeitura de Paranaguá.

O Rio Itiberê é cenário para vários grupos de canoagem e remada, um deles é o Paraná Hoe, que pelo segundo ano participam da Remada Ambiental. A integrante, Luciana Zanini, contou que o grupo está diariamente realizando atividades no rio e é importante colaborar com a limpeza e preservação. “Realizamos remadas diárias aqui e sempre recolhemos resíduos sólidos, nada mais justo participarmos de eventos de conscientização como este”, revelou.

A Prefeitura de Paranaguá deu apoio e suporte para a realização do evento, por meio das secretarias de Meio Ambiente, Serviços Urbanos, Educação e Ensino Integral, Secretaria de Comunicação e a Secretaria Municipal de Segurança disponibilizou seu barco para auxiliar no bem-estar dos participantes.

Participação dos alunos da Escola Berta Rodrigues

Os alunos da escola municipal Berta Rodrigues Elias, localizada no Jardim Emboguaçu, participaram na Remada Ambiental através de palestras, oficinas e do plantio de árvores.

A diretora da escola, Patrícia Borges Palenske da Silva, afirmou que atividades como esta são fundamentais para as crianças. “A Klabin é uma parceira da comunidade e a convite da empresa os alunos fazem projetos voltados ao meio ambiente. Visitamos os manguezais da região e eles estão confeccionando maquetes mostrando como é a realidade e como deveria ser. Atividades como esta motivam aos estudantes a promoverem as praticas de preservação da natureza”, declarou a diretora.

Jornalista: Leonardo Albini Barbosa