Publicado em 26 de Junho de 2019

“Sonho de ter unidade do Erasto Gaertner em Paranaguá está virando realidade”, afirma prefeito

Marcelo Roque assinou ordem de serviço para realização de adequações no prédio que abrigará unidade avançada do hospital nesta quarta-feira, na presença de várias autoridades.
O prefeito Marcelo Roque comemorou na tarde desta quarta-feira (26) o que classificou como o início da “concretização de um sonho”, a assinatura da ordem de serviço à empresa vencedora de licitação para adequações necessárias no prédio que vai abrigar a unidade avançada do Hospital Erasto Gaertner em Paranaguá. A cerimônia teve a presença de várias autoridades, incluindo os deputados estaduais Alexandre Cury e Michele Caputo.

A cerimônia para a assinatura da ordem de serviço ocorreu em frente ao prédio escolhido em 2018 pela equipe do Erasto Gaertner, ao lado da sede administrativa da Secretaria Municipal de Saúde. O local passava por reforma na época, juntamente com o restante da estrutura do antigo Centro Municipal de Especialidades (CME), que estava abandonado. Com a escolha as melhorias foram interrompidas, já que havia necessidade de adequações específicas para atendimento de pacientes com câncer, com administração de quimioterapia e realização de consultas médicas. Por isso a necessidade de outra licitação.

Emocionado com a conquista o prefeito lembrou o sofrimento pelo qual passam pacientes e familiares que fazem tratamento contra o câncer. “Passamos por isso por 1 ano em 1990 em minha família, quando um irmão meu com 17 anos teve um tumor no pulmão. Era muito sofrimento ter que ir a Curitiba diariamente para se tratar. Hoje, oferecemos transporte, lanche aos pacientes e seus acompanhantes, mas com a unidade avançada em nossa cidade será um grande avanço, que vai trazer muito mais conforto e qualidade de vida a essas pessoas”, analisou Marcelo Roque. “O sonho de ter uma unidade do Erasto Gaertner em Paranaguá está virando realidade”, completou Marcelo Roque, que na solenidade estava acompanhado da esposa, a primeira-dama Amanda Roque.

A Prefeitura de Paranaguá está investindo cerca de R$ 1,5 milhão para que a unidade avançada do Erasto Gaertner entre em funcionamento. Somente com as adequações necessárias para o prédio serão R$ 489.850,53. O restante será para aquisição de equipamentos e mobiliários, cujos processos licitatórios estão em andamento. A empresa responsável pela obra será a Construtora Parati Ltda.

A previsão é que a obra dure 180 dias. De acordo com o superintendente do Hospital Erasto Gaertner, Adriano Lago, a expectativa é que a unidade seja colocada em funcionamento um mês após a entrega do prédio. “Paralelamente faremos a contratação do pessoal, incluindo médicos, equipe de enfermagem e outros profissionais, e ofereceremos um treinamento lá em Curitiba, em nosso hospital. Também selecionaremos pacientes que tenham condições de iniciar tratamento aqui”, explicou o dirigente.

Estima-se que no litoral 150 pessoas estejam fazendo tratamento contra o câncer no Hospital Erasto Gaertner em Curitiba. A estimativa é que até 65% destes pacientes possam ser tratados em Paranaguá. “Estamos muito felizes por ver que esse projeto, iniciado há 4 anos, quando eu era secretário do Estado da Saúde, está saindo do papel e vai beneficiar muita gente do nosso litoral”, comentou o hoje deputado estadual Michele Caputo.

Tanto Caputo como Alexandre Cury se comprometeram em realizar discussões junto ao Governo do Estado para que sejam viabilizados cerca de R$ 200 mil mensais para o custeio da unidade. “Estamos juntos para que essa demanda que não é só de Paranaguá, mas do litoral todo, seja atendida”, completou o deputado estadual Alexandre Cury.

Para a secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro, todas as outras providências para que a unidade avançada do Erasto Gaertner entre em funcionamento estão sendo tomadas, em conjunto com o hospital. “Terminamos a etapa da licitação para as adequações no prédio, mas estamos em andamento com outras para aquisição dos equipamentos solicitados pelo hospital e também o mobiliário. Nossa previsão é que tudo esteja pronto até a conclusão da obra”, garante a secretária, que também se disse satisfeita com a assinatura da ordem de serviço.

Vários vereadores estavam presentes na cerimônia, incluindo o presidente da Câmara Municipal, Waldir Leite, que também destacou a importância da unidade avançada. “A Câmara Municipal é e sempre será parceira de causas tão importantes como essa, que tem como objetivo minimizar o sofrimento dos parnanguaras”, acrescentou o parlamentar.

A cerimônia contou ainda com representantes da Rede Feminina de Combate ao Câncer, do Instituto Peito Aberto, de secretários municipais e do Conselho Municipal de Saúde. “São muitos avanços importantes para nossa população na área de saúde. A unidade avançada do Erasto Gaertner é um sonho antigo e estamos felizes em fazer parte deste dia histórico”, completou o presidente do Conselho Municipal de Saúde, José Dougiva.

Jornalista: Osvaldo Capetta