Secretarias e Orgãos

Resgate Social
Uma equipe de quatorze educadoras sociais da Secretaria Municipal da Criança, Promoção e Assistência Social, que circula nas ruas da cidade para orientação aos moradores de ruas e andarilhos. 

O Resgate tem a tarefa de identificar e orientar essoas que se encontram na rua. Em época de alta temporada de verão, onde o índice de turistas aumenta, o trabalho é redobrado. O Resgate é realizado diariamente no período das 07:00 às 24:00 horas. A equipe intensifica as abordagens em alguns pontos da cidade, como mercado municipal, ponte para Ilha dos Valadares, praças centrais, etc..

A abordagem é realizada com veículo da prefeitura e a equipe se movimenta por toda cidade atendendo, inclusive, chamados da comunidade e da PM. O objetivo inicial é de identificar a pessoa, saber sua origem e para onde pretende ir.

Após este primeiro contato a pessoa é encaminhada à SEMPRAS. Este poderá manter-se alguns dias no Albergue Municipal, receber passagem de volta, ou ser encaminhados para clínicas de dependência química. Metade dos atendimentos são de pessoas de outras cidades ou estados. Sendo de cada dez apenas 20%, em média,  opta por retornar ao local de origem.

Liberação:
Quando o migrante deseja retornar ao seu local de origem alguns procedimentos são essenciais. A assistente social responsável pela liberação entra em contato com familiares ou com o serviço social do município de origem do cidadão e, após esse contato, são tomados os procedimentos para o recambio.

Casos problemáticos:
Embora o Resgate Social seja apenas um orientador para o migrante em alguns casos, em especial quando envolvem álcool ou drogas, ocorre uma reação violenta por parte do abordado. Nestes casos, para evitar o confronto ou até mesmo garantir a integridade dos funcionários a Guarda Municipal e, em último caso, a PM é requisitada.



Prefeitura Municipal de Paranaguá
Rua Júlia da Costa 322 - Centro Histórico
CEP: 83203-060 - Paranaguá - PR
CNPJ: 76.017.458/0001-15

© 2017 - Departamento de Tecnologia da Informação