Teatro Rachel Costa



História do Teatro

O antigo casarão da família Veiga foi construído a partir de pedras retiradas de uma demolição da Igreja do Bom Jesus dos Perdões, em 1938. Após ficar abandonado, conservada apenas a fachada e o frontispício, o imóvel foi adquirido pela Prefeitura de Paranaguá e, após ser restaurada, parte da construção nova, ergueu-se o Cine Teatro “Rachel Costa Pereira”, com 497 lugares, sedia cursos, apresentações, concertos e apresentações teatrais e ainda propõe-se à exibição de filmes populares e culturais O Cine Teatro Municipal de Paranaguá leva o nome da professora Rachel Costa.

A homenageada: Rachel Costa

Rachel de Souza Pereira da Costa nasceu em Paranaguá no dia 03 de abril de 1926. Filha de Antonio Moraes Pereira da Costa (Tonhá Régis) e Maria Lupia de Souza Pereira da Costa. Órfã de mãe aos dois anos de idade, Rachel ficou aos cuidados de sua avó materna e tia. Iniciou seus estudos em Paranaguá e, por algum tempo, estudou em Antonina para onde seu pai foi transferido por ser funcionário público federal.

Ao chegar a época do curso ginasial Rachel retornou a Paranaguá para continuar seus estudos, vindo a residir na casa do seu tio materno Eugenio José de Souza (Seu Genico) político de destaque na cidade e de sua esposa Erotides Arzua (dona Tide) que ensinou a Rachel as primeiras noções de música e da técnica pianística. Continuou seus estudos de piano com a professora Maria José dos Santos Alves (a dona Zezita) que, em agosto de 1942, instalou em nossa cidade a academia musical de Paranaguá. Rachel concluiu o curso de piano e participou de vários recitais e concertos.

Numa ocasião, a grande pianista Madalena Tagliaferro, ouvindo Rachel tocar, elogiou sua interpretação e técnica e ofereceu a ela um curso de especialização pianística. A família de Rachel não aprovou a idéia. Na década de 1950 foi nomeada professora de música e canto orfeônico do ginásio José Bonifácio e da Escola Normal Dr. Caetano Munhoz da Rocha. Sempre dinâmica e competente organizou som seus alunos vários orfeões, festivais de música, apresentações de peças teatrais e grandes festas que aconteciam no palco do antigo Cine Teatro Santa Helena. A grande paixão de Rachel era a música. Formou o primeiro Coral de professores de Paranaguá, o coral “Diva Vidal” que viajou representando Paranaguá até no exterior.

Rachel também dirigiu o conservatório de música de Paranaguá e como professora de piano, formou várias gerações de pianistas, entre elas Gisele Rizental, hoje concertista de projeção nacional. Era amante das artes em geral, presença sempre marcante e frequente nos recitais de poesias, espetáculos de teatrais e apresentações musicais. Rachel foi uma personalidade de grande influencia na sociedade cultural parnanguara. Após sua aposentadoria no Estado, continuou a lecionar piano e teclado, participou de vários corais em Curitiba. Faleceu em 13 de junho de 2005. Pela grande contribuição dada à nossa cultura, Rachel Costa tem seu nome incluído na galeria doa grandes vultos parnanguaras.

AGENDA CULTURAL

Data                        DIA

EVENTO

HORÁRIO

02

Quinta-Feira

Espetáculo Teatral “O Tesouro Macabro do Capitão.”

10h

15h

O Espetáculo ‘O Tesouro Macabro do Capitão’ é uma obra teatral infantil que se utiliza de bonecos e sombras para contar a história de um grupo de piratas comandados pelo terrível Gancho. Um pirata que carrega uma fama de mau e de pirata azarado. Num certo dia o Pirata Gancho resolve ir testar a sua sorte num jogo de cartas, na Taverna da Capitã Justine Maldosa. Nessa noite, o Capitão, de forma  inspirada  acaba  ganhando  além  de  algumas  moedas  de ouro,  um  Mapa  de  um  Tesouro Macabro. Junto com seus comparsas o Capitão parte em uma busca cheia de aventura e suspense.

Ingressos: Entrada Franca

Classificação: Livre                                                        Contato: (41) 99895-4312

 

Data                        DIA

EVENTO

HORÁRIO

07

Terça-Feira

Espetáculo Musical João Triska & Machete Bomb

20h

O espetáculo João Triska e Machete Bomb, é a junção de dois shows: "João Triska - Iguassul" e Machte Bomb - A Saga do Cavaco Profano", unindo o melhor da obra de ambos os grupos, passeando por gêneros como o Samba, Jazz, Rap, Folk e Rock. O resultado desse caldeirão é uma sonoridade singular e inovadora, capaz de expressar a "alma de guairacá", como se vê no encontro entre ambos no Show Ao Vivo na Casa, no Nico's Studio, onde a música Iguassul de Triska ganhou uma roupagem rockeira, com bateria enérgica, um cavaco que alterna entre o som raiz e distorcido e o Rap e poesias do vocalista Vitor Salmazo, que casaram de maneira perfeita com a melodia e o tema. Assim como esta canção, muitas outras canções de Triska tem novas roupagens mais pesadas, ao mesmo tempo, que canções do Machete Bomb ganham referências do Folk como ritmos de Fandango Caiçara, e medleys de uma Viola Caipira que também transita entre o "sagrado e o profano".

O projeto pretende contribuir para o fortalecimento da arte local,  regional e nacional,  assim como levar a todo público industriário e à sociedade paranaense em geral o acesso à obra e a performance dos consolidados artistas João Triska e Machete Bomb. Também faz parte do compromisso e desejo do projeto expandir o prestígio e consolidação da marca SESI Cultura como uma das principais instituições e veículos de promoção de espetáculos de qualidade e engajamento cultural, capazes de formar novas plateias e suprir demandas sociais do público paranaense que tem pouco acesso à cultura.

Ingressos: 01 Kg de alimento não perecível (não é obrigatório)

Classificação: Livre                                                        Contato: (41) 3420-7071

 

Data                        DIA

EVENTO

HORÁRIO

15

Quarta-Feira

Stand Up Diogo Almeida em “Vida de Professor”

20h30

Diogo Almeida é Formado em Rádio e TV, Jornalismo, além disso, fez gestão de pessoas e Pós em ADM pela PUC. Entrou para a vida docente a cinco anos ministrando aulas para jovens e adolescente, além de ministrar aulas atuou na coordenação pedagógica e foi casado com uma professora, por isso possui muita afinidade e identificação com a vida dos professores.Começou sua carreira no humor a 6 anos na cidade de Curitiba onde ganhou o prim eiro campeonato paranaense de stand up, já se apresentou nas casas mais tradicionais de stand up do País, Curitiba Comedy Club, Comedians, Beverly Hills, Etc.

Em seus textos sempre relatou o cotidiano em geral das pessoas, mas esse ano decidiu retratar a vida dos profissionais da educação e suas particularidades, seus vídeos ganharam grande notoriedade dentro do seguimento educacional devido a identificação gerada nos vídeos. Hoje os vídeos ligados à área da educação nas redes sociais somam mais de 10 milhões de visualizações.

Por onde tem  passado fazendo Stand up tem conseguido arrancar sorrisos e levado diversão para os profissionais da educação.

Ingressos: R$ 60,00 (inteira) R$ 30,00 (meia) somente pelo site: www.sympla.com.br/vida-de-professor-paranagua

Classificação: Livre

Contato: (41) 987118299

Notícias

Contato

Endereço Rua XV de Novembro, 87 Centro Histórico – 83203-010
Paranaguá | Paraná | Brasil

Contato:

Telefones: (41) 3425-1078 (41) 3425-1429

E-mail: teatrorachelcosta@gmail.com



Prefeitura Municipal de Paranaguá
Rua Júlia da Costa 322 - Centro Histórico
CEP: 83203-060 - Paranaguá - PR
CNPJ: 76.017.458/0001-15

© 2018 - Departamento de Tecnologia da Informação