Teatro Rachel Costa



História do Teatro

O antigo casarão da família Veiga foi construído a partir de pedras retiradas de uma demolição da Igreja do Bom Jesus dos Perdões, em 1938. Após ficar abandonado, conservada apenas a fachada e o frontispício, o imóvel foi adquirido pela Prefeitura de Paranaguá e, após ser restaurada, parte da construção nova, ergueu-se o Cine Teatro “Rachel Costa Pereira”, com 497 lugares, sedia cursos, apresentações, concertos e apresentações teatrais e ainda propõe-se à exibição de filmes populares e culturais O Cine Teatro Municipal de Paranaguá leva o nome da professora Rachel Costa.

A homenageada: Rachel Costa

Rachel de Souza Pereira da Costa nasceu em Paranaguá no dia 03 de abril de 1926. Filha de Antonio Moraes Pereira da Costa (Tonhá Régis) e Maria Lupia de Souza Pereira da Costa. Órfã de mãe aos dois anos de idade, Rachel ficou aos cuidados de sua avó materna e tia. Iniciou seus estudos em Paranaguá e, por algum tempo, estudou em Antonina para onde seu pai foi transferido por ser funcionário público federal.

Ao chegar a época do curso ginasial Rachel retornou a Paranaguá para continuar seus estudos, vindo a residir na casa do seu tio materno Eugenio José de Souza (Seu Genico) político de destaque na cidade e de sua esposa Erotides Arzua (dona Tide) que ensinou a Rachel as primeiras noções de música e da técnica pianística. Continuou seus estudos de piano com a professora Maria José dos Santos Alves (a dona Zezita) que, em agosto de 1942, instalou em nossa cidade a academia musical de Paranaguá. Rachel concluiu o curso de piano e participou de vários recitais e concertos.

Numa ocasião, a grande pianista Madalena Tagliaferro, ouvindo Rachel tocar, elogiou sua interpretação e técnica e ofereceu a ela um curso de especialização pianística. A família de Rachel não aprovou a idéia. Na década de 1950 foi nomeada professora de música e canto orfeônico do ginásio José Bonifácio e da Escola Normal Dr. Caetano Munhoz da Rocha. Sempre dinâmica e competente organizou som seus alunos vários orfeões, festivais de música, apresentações de peças teatrais e grandes festas que aconteciam no palco do antigo Cine Teatro Santa Helena. A grande paixão de Rachel era a música. Formou o primeiro Coral de professores de Paranaguá, o coral “Diva Vidal” que viajou representando Paranaguá até no exterior.

Rachel também dirigiu o conservatório de música de Paranaguá e como professora de piano, formou várias gerações de pianistas, entre elas Gisele Rizental, hoje concertista de projeção nacional. Era amante das artes em geral, presença sempre marcante e frequente nos recitais de poesias, espetáculos de teatrais e apresentações musicais. Rachel foi uma personalidade de grande influencia na sociedade cultural parnanguara. Após sua aposentadoria no Estado, continuou a lecionar piano e teclado, participou de vários corais em Curitiba. Faleceu em 13 de junho de 2005. Pela grande contribuição dada à nossa cultura, Rachel Costa tem seu nome incluído na galeria doa grandes vultos parnanguaras.

Agenda Julho 2017

 

DIA

EVENTO

HORÁRIO

21

SEXTA - FEIRA

FEST HUMOR HAHANAGUÁ – BEM LUDMER E OSCAR

FILHO (EX CQC)

20H

22

SÁBADO

FEST HUMOR HAHANAGUÁ – BEM LUDMER E TESÃO

PIÁ

20H

23

DOMINGO

FEST HUMOR HAHANAGUÁ – BEM LUDMER E AFONSO

PADILHA

19H

26

QUARTA - FEIRA

PEÇA TEATRAL KM 65

20H

28

SEXTA-FEIRA

FEST HUMOR HAHANAGUÁ – BEM LUDMER E

MARCELO MANSFIELD

20H

29

SÁBADO

FEST HUMOR HAHANAGUÁ – BEM LUDMER E RAFAEL

PORTUGAL (PORTA DOS FUNDOS)

20H

30

DOMINGO

FEST HUMOR HAHANAGUÁ – BEM LUDMER E NANY

PEOPLE

19H

 

FEST HUMOR HAHAHANAGUÁ – BEM LUDMER E OSCAR FILHO (EX CQC)

Show  de Oscar Filho, que já integrou a bancada do CQC  – Custe o que Custar  - da TV Bandeirantes por quase dez anos, após sua saída, fez Carrossel, o filme (1 e 2) e está no ar com a série Xilindró, no Multishow. Seu espetáculo “Putz Grill…” já foi visto por mais de 1 milhão pessoas em mais de 115 cidades. Foi eleito o melhor show de Stand Up no Brasil, em
2011.

 

FEST HUMOR HAHAHANAGUÁ – BEM LUDMER E TESÃO PIÁ

Grupo de Curitiba que fez fama através de vídeos na internet brincando com o sotaque, o vocabulário, o clima e o jeito de ser curitibano. O grupo já soma cerca de 16 milhões de visualizações no YouTube. O sucesso também é enorme nos palcos, sendo o show de humor mais procurado no Fringe (Mostra do Festival de Teatro de Curitiba) de 2013 a 2017. Oficialmente, segundo a Prefeitura de Curitiba, o grupo é embaixador da capital paranaense.

 

FEST HUMOR HAHAHANAGUÁ – BEM LUDMER E AFONSO PADILHA

“Não tá compensando ser adulto”. Afonso é curitibano e vem se apresentado em shows de Stand  Up  desde  2009.  Ele  alcançou  projeção  nacional  com  a  participação  nos  maiores festivais de comédia do Brasil: Risológico, Risorama, Risadaria e na Virada Cultural de São Paulo. Padilha já se apresentou nos programas de TV de Danilo Gentili, Ana Hickman, no Canal Comedy Central e também está no catálogo da Netflix.

 

KM 65 – Espetáculo Teatral

Km 65 conta a  história  do Barão do Serro Azul, um  herói paranaense,  que defendeu a Curitiba de 1894, quando a Revolução federalista agitava o sul do país. Uma ficção do Grupo Barracão EnCena, baseada em fatos históricos, que será encenada em Curitiba, Paranaguá, Ponta Grossa e Lapa.
Madrugada  fria  de  20  de  Maio  de 1984,  interior  do  vagão  de  um  trem  de  carga  onde acontece um diálogo entre o Barão do Serro Azul e seu primo Dr. Leocádio Correia. Mas a viagem de trem com destino a Paranaguá, sob o pretexto de que iriam embarcar no porto em um navio da Marinha até a corte no Rio de Janeiro, onde seriam julgados, nunca terminou... O trem  parou  no KM65  da Ferrovia da Serra do Mar,  e somente  a floresta testemunhou a sumária execução de homens inocentes que pagaram com a vida o preço da paz.
Entrada Gratuita

 

FEST HUMOR HAHAHANAGUÁ – BEM LUDMER E MARCELO MANSFIELD

Sua carreira acumula sucessos não só como humorista, mas como ator no Cinema, Teatro e Televisão. Ele atuou em novelas como A Rainha da Sucata e Mulheres de Areia (Globo), no infantil Rá-Tim-Bum (TV Cultura), na série Chiquinha Gonzaga (Globo), nos programas humorísticos de Danilo  Gentili  (SBT), A Diarista e Zorra Total (Globo). Mansfield atuou em uma dúzia de filmes e dezenas de peças de Teatro. Fez muito sucesso na “Terça Insana” com o   personagem   “Seu   Merda”.   Sua   carreira   ultrapassa   as   fronteiras   do   Brasil,   com apresentações nos Estados Unidos e Portugal. Ele vem a Paranaguá trazendo “Uma noite com Marcelo Mansfield”, seu mais novo espetáculo.

 

FEST HUMOR HAHAHANAGUÁ – BEM LUDMER E RAFAEL PORTUGAL

Integrante do canal Porta dos Fundos, Rafael possui uma conceituada carreira no teatro, TV e internet. Foi finalista do Prêmio Multishow de Humor em 2015, atuou no canal Comedy Central; além de estar na Fox, com o Porta dos Fundos. Na internet, criou o canal IXI, com
900 mil inscritos e mais de 30 milhões de visualizações. Participou do canal Parafernalha, no youtube com mais de 900 milhões de visualizações.

 

FEST HUMOR HAHAHANAGUÁ – BEM LUDMER E NANY PEOPLE

Para fechar o HahaNaguá com chave de ouro e purpurina, quem se apresenta no domingo (30) é a deslumbrante, glamourosa, Nany People. Ela é presença marcante na TV, Teatro, Cinema e Rádio desde os anos 90. Sempre provocadora, ela promete esclarecer todas as suas dúvidas sobre sexo no espetáculo “3 em 1”.

Notícias

Contato

Endereço Rua XV de Novembro, 87 Centro Histórico – 83203-010
Paranaguá | Paraná | Brasil

Contato:

Telefones: (41) 3425-1078 (41) 3425-1429

E-mail: teatrorachelcosta@gmail.com



Prefeitura Municipal de Paranaguá
Rua Júlia da Costa 322 - Centro Histórico
CEP: 83203-060 - Paranaguá - PR
CNPJ: 76.017.458/0001-15

© 2017 - Departamento de Tecnologia da Informação