Projeto Cultural "Pernagoá em versos e lendas: Teias Afetivas e Literárias”Celebra a Cultura e Literatura de Paranaguá com Oficinas de Leitura e Criação Artística

Projeto foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo, através das chamadas públicas lançadas pela Secretaria de Cultura e Turismo.

O projeto cultural "Pernagoá em Versos e Lendas : Teias Afetivas e Literárias” foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo, através das chamadas públicas, lançadas pela Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, (Secultur) e tem como objetivo incentivar jovens de 12 a 16 anos ter a oportunidade de explorar histórias, mitos e lendas locais, entre outras atividades relacionadas a criação literária.

De acordo com os orientadores, o projeto foi criado para fortalecer o valor da cultura local, e realizará uma série de oficinas de leitura e criação artística literária e visual, com foco na participação do público infantojuvenil, através da orientação das escritoras e professoras Priscila Onório (historiadora/artista plástica) e Rosana Barroso Miranda (bióloga/pedagoga), onde os participantes serão incentivados a se envolver na fruição poética, criação literária em prosa ou verso, e na produção de ilustrações que reflitam as temáticas apresentadas.

"O objetivo deste projeto vai muito além de apenas incentivar a leitura e a escrita. Queremos promover uma conexão mais profunda entre as novas gerações e a riqueza cultural de sua própria comunidade", afirma a coordenadora do projeto, Rosana Barroso. "Ao investir no potencial criativo e educacional da literatura infantojuvenil, esperamos deixar um legado duradouro e inspirador para as futuras gerações!, continuou Rosana.

Vale destacar que o projeto contará com seis oficinas de leitura e criação literária e artística, cada uma com duração de três horas e com turmas de 20 a 30 participantes, e serão realizadas nos dias 02, 03 e 04 de abril, na Biblioteca Pública Mario Lobo, localizada na Praça do Marco Comemorativo do Tricentenário, no Centro Histórico de Paranaguá, na frente da Catedral.

Os participantes terão a oportunidade de produzir textos e ilustrações, que serão compilados em dois ebooks: um formato padrão e outro adaptado para pessoas com baixa visão. Além disso, as criações serão exibidas em uma exposição local, acompanhadas por uma mesa de debates para discutir as experiências vividas pelos participantes.

Rosana Barroso, salienta que o lançamento dos ebooks e a exposição estão marcados para ocorrer no dia 23 de maio, na Casa Dacheux, com entrada franca e aberta à participação de toda a comunidade.
Além do apoio da Secultur, o projeto representa um passo significativo para enriquecer a educação e cultura dos alunos participantes do Programa Mais Aprendizagem da Rede Estadual de Ensino.

Mais informações sobre o projetos podem ser obtidas na rede social https://www.instagram.com/pernagoa/