Publicado em 09 de Outubro de 2017

Projeto leva lições de meio ambiente a crianças da Rede Municipal

Por meio do Semma na Escola, os pequenos aprendem a importância da preservação ambiental
O “Semma na Escola” é uma ideia que partiu da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. O programa conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral e visa orientar as crianças sobre a educação ambiental. Os estudantes da Escola Municipal Almirante Tamandaré tiveram a oportunidade de participar das atividades propostas pelo projeto que acontece na sede da Semma, no Aeroparque.

O prefeito Marcelo Roque participou do “Semma na Escola” nesta sexta-feira, 06, e destacou a importância de zelar pela natureza. “São medidas simples, mas que fazem grande diferença. Informar é o melhor remédio quando o assunto é conscientização. Nossas crianças representam o futuro de Paranaguá e precisam estar atentas a gestos que podem fazer efeitos a longo-prazo”, comentou.

A Secretaria Municipal de Educação adota diversos projetos que são aplicados às crianças. A secretária da pasta, Vandecy Dutra, avalia positivamente a ideia da Secretaria de Meio Ambiente. Segundo ela, a educação pode mudar o mundo. “Não é novidade que a Semedi apoia programas de conscientização. As crianças são capazes de disseminar uma informação. Hoje, por exemplo, ao chegar em casa, elas irão ter outro cuidado com o lixo. É assim, é natural”, disse.

Na prática

O “Semma na Escola” funciona fora do ambiente escolar, desta feita, a sede da Secretaria de Meio Ambiente. Com isto, as crianças vivem uma nova experiência. O projeto conta com uma orientadora que interage e repassa informações aos pequenos.

Para o secretário de Meio Ambiente, Raphael Rolim de Moura, o amor à natureza deve começar cedo. “Nós estamos mostrando para as crianças quais as consequências que o meio ambiente sofre ao ser maltratado. Com as informações que foram repassadas aqui, além do complemento na escola, tenho certeza que cresceram cidadãos de bem à natureza”, exclamou.

O vereador Thiago Kutz também acompanhou as crianças junto ao prefeito Marcelo Roque. “O momento é motivo de alegria. Nós estamos proporcionando uma atividade diferente às crianças, que saem do automático da sala de aula. A Prefeitura está de parabéns, pois está é uma bela iniciativa”, finalizou.

Jornalista: Emanuel Andrade