Publicado em 08 de Janeiro de 2018

Nutricionista dá dicas de hidratação no período mais quente do ano

Ingerir líquidos é fundamental no verão
Com a chegada do verão vários cuidados são muito importantes para a saúde entre eles uma alimentação equilibrada e muito líquido.
O verão é sempre bastante quente e por isso é necessária total atenção aos alimentos ingeridos. A nutricionista do Restaurante Popular de Paranaguá, Larissa Brusla Macheli indica que especialmente no verão o consumo de líquidos é fundamental. “A hidratação é muito importante no verão e o mais recomendado é consumir no mínimo dois litros de líquido por dia nessa época do ano. A água é fundamental, mas a reposição também pode ser feita por meio de sucos naturais com polpas congeladas que são fáceis de encontrar em supermercados ou feitos com as próprias frutas, chás também podem ser consumidos. Refrigerantes não são indicados nem sucos industrializados por conta do grande índice de açúcar e corantes”, aconselha. Algumas frutas podem ser ideais para a hidratação como a melancia, por exemplo.

Larissa Macheli frisa que as refeições precisam ser mais leves. “No verão a pessoa acaba se sentindo mais indisposta para uma refeição pesada e a digestão demora muito tempo para ocorrer. O ideal é servir de maior variedade de saladas, legumes cozidos e carne grelhada. Pode ser bife, frango ou peixe grelhado, não são recomendadas frituras”, orienta.

Conforme a nutricionista, como muitas pessoas estão em férias e aproveitando a praia e piscinas, a alimentação leve é importante. “Muitas pessoas querem comer e já entrar na água , por isso, uma refeição mais leve tem uma digestão mais rápida e se torna também indicada por essa razão”, observa. Evitar gordura também é importante. “Costela e outras carnes pesadas e com gordura devem ser evitadas. O prato deve ser colorido. É interessante que nele contenha uma porção de frutas, verduras e leguminosas, outra de carboidratos como o arroz e o feijão ou ainda batata e mandioca, por exemplo. Nesse caso a pessoa deve escolher entre uma e outra. Outra porção seria de proteína e, para que o consumidor tenha uma base, o ideal é consumir, por exemplo, um bife do tamanho de sua mão essa é a medida recomendada”, explica.

Jornalista: Flávia Adans