Publicado em 10 de Outubro de 2018

Escritora leva literatura aos alunos da rede municipal

Etel Frota falou sobre o livro “O Herói Provisório” durante um encontro na Ilha do Mel
Os alunos da Escola Municipal do Campo “Nova Brasília” participaram nesta terça-feira, 9, de um encontro com a escritora Etel Frota na Ilha do Mel. Inserido na programação da 4ª edição da Festa Literária de Paranaguá (FLIPA), o momento foi organizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral (Semedi).

Além dos alunos da Rede Municipal, a Escola Estadual Lucy Requião também pôde participar. Etel Frota é autora da obra “O Herói Provisório” que narra um romance histórico na Ilha do Mel em 1850. A escritora enaltece Paranaguá com a atividade do comércio exterior da época e cita personagens históricos, além de contar sobre as batalhas e suas consequências, sobretudo a do movimento abolicionista.

“O livro evidencia momentos históricos de Paranaguá”, relata a escritora Etel Frota. Para ela, é importante influenciar crianças e jovens a ler. Cerca de 40 alunos permaneceram atentos durante o conto do livro.

A Diretora de Eventos Culturais da Secultur, Maria Plahtyn Torres, destaca que a escritora apresentou a obra de forma acessível. “O fato que aconteceu na Ilha do Mel foi importante para a história do Brasil. A FLIPA proporciona experiências diferentes, e desta vez, os alunos puderam viajar no mundo da imaginação”.

A 4.ª edição da Festa Literária já acabou, mas a Secultur promove inúmeros eventos de fomento à leitura durante o ano. Além disso, a Biblioteca Pública Mário Lobo conta com mais de 10 mil obras à disposição da população. Saiba mais em: bibliotecamariolobo@gmail.com.

Jornalista: Emanuel Andrade