Publicado em 13 de Março de 2019

Projeto Literalux promove oficinas em Paranaguá

Oficinas são gratuitas e vão forma novos mediadores de leitura para atuar no município
Paranaguá recebe o projeto Literalux, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur) e parceria da Biblioteca Pública Mário Lobo. Com o objetivo de promover formação de mediadores de leitura, a partir deste terça-feira, 12, as inscrições para as oficinas gratuitas já se iniciaram.

De acordo com a organização, estão disponíveis duas oficinas. Uma delas será ministrada pela professora Dr.ª Cátia Toledo com o tema “A formação do leitor”, no dia 16 de março, das 9h às 17h. Outra, será realizada pela contadora de histórias Priscila Angélica Santos e deve acontecer no dia 23 de março das 9h às 17h.

Para se inscrever basta enviar um e-mail para o endereço: literalux.contato@gmail.com. As oficinas acontecerão no Palácio do Café. “Recebemos o projeto com o intuito de incentivar a teoria e a prática sobre a leitura e a contação de histórias. Vale a pena participar!”, destaca o secretário de Cultura e Turismo, Harrison Camargo.

Sobre o Literalux

O projeto Literalux é inspirado no “Agentes de Leitura do Paraná”, realizado no município em 2016 e 2018, e surgiu do desejo da continuidade do programa. “Temos a missão seguir com o trabalho de promoção e incentivo à leitura iniciado pelos agentes de leitura no Estado. Vamos disseminar a literatura, incentivar a leitura e possibilitar o acesso aos livros, especialmente, para pessoas em situação de vulnerabilidade social”, explica a coordenadora do Literalux, Sandy Christinne dos Santos José.Sandy, que atua também como produtora do projeto, destaca que ele não se limita apenas ao acesso aos livros. “Os mediadores literários são os condutores de leitura de mundo, de leitura social e humana, a partir da leitura dos textos literários. Literalux é mais que um projeto de leitura, é um projeto social", completa.

O objetivo do projeto é ser um instrumento incentivador da cultura, desenvolvendo rodas e mediação de leitura, contação de histórias e oficinas literárias, que promovam a interação do público com apoio de mediadores de leitura. O projeto vai beneficiar um público variado, atendendo desde crianças e adolescentes até idosos, preferencialmente em situação de vulnerabilidade social e em locais de difícil acesso.

As ações acontecem, a partir de abril, em espaços públicos e comunitários como CRAS, CREAS, CENTRO POP, Unidades de Acolhimento, CAPS, bibliotecas, escolas públicas, asilos, entre outros. Além de Paranaguá, o Literalux chega também em Guaraqueçaba, como contrapartida social, para ampliar a democratização do acesso à cultura em cidades com menos de 10 mil habitantes.

O Literalux é viabilizado pelo Programa Estadual de Fomento e Incentivo à ­Cultura — PROFICE, do Governo do Estado do Paraná, conta com o apoio da empresa Havan e parceria da Biblioteca Pública Mário Lobo, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Prefeitura de Paranaguá.


Serviço:

Oficinas de Formação de Mediadores de Leitura

“A formação do mediador”, com a professora doutora Cátia Toledo
Data: 16 de março, das 9h às 17h

“A formação do leitor”, com a contadora de histórias Priscila Angélica Santos
Data: 23 de março, das 9h às 17h

Local: Palácio do Café — Avenida Arthur de Abreu, 29, 12.º andar, Centro Histórico — Paranaguá/PR
Inscrições e informações: literalux.contato@gmail.com
Telefone: (41) 99101-6294

> Encontre-nos no Facebook

> Veja os vídeos da TVPrefeitura em nosso Canal do YouTube


Jornalista: Emanuel Andrade

Outras Notícias


Prefeitura Municipal de Paranaguá
Rua Júlia da Costa 322 - Centro Histórico
CEP: 83203-060 - Paranaguá - PR
CNPJ: 76.017.458/0001-15

© 2019 - Departamento de Tecnologia da Informação