Cerca de 500 profissionais municipais da educação participam de seminário voltado a saúde do professor

Evento realizado pela Secretaria Municipal de Educação contou com palestras, roda de conversa, momento cultural, entre outras ações

Seminário contou com diversas palestras
Professores participaram de sorteio de livros
Seminário contou com diversas palestras
Momentos culturais fizeram parte do seminário
Roda de conversa foi realizada durante o seminário
Momentos culturais fizeram parte do seminário
Durante toda a quarta-feira, 6, profissionais da educação contaram com diversas atividades voltadas à saúde do professor. A Secretaria Municipal de Educação (Semedi) realizou das 8h às 21h, o I Seminário Intermunicipal com o tema Programa de Atenção à Saúde e ao Trabalho do Professor – Desafios e Possibilidades, no Teatro Rachel Costa.

Na programação foram apresentadas, palestras, momentos culturais, roda de conversa, entre outras ações relacionadas ao tema. A Semedi iniciou em 2017 o planejamento e o desenvolvimento de ações visando a atenção e a promoção da saúde do professor numa visão biopsicossocial. O Programa tem realizado várias atividades e reflexões sobre as causas que levam ao adoecimento físico e mental e que interferem no desempenho profissional docente.

“Falar da saúde do professor é algo muito importante. Em 2017 iniciamos um trabalho que culminou na conquista do Centro Municipal de Avaliação Especializado (CMAE) para Paranaguá. Quando pensamos em qualidade na educação temos que pensar também na saúde do profissional e por isso, instalamos o Programa de atenção à saúde e ao Trabalho do Professor. Agora tivemos este ótimo seminário com um dia inteiro voltado a esse tema. Agradecemos a todos que compareceram e pedimos que, o que foi apresentado aqui, seja difundido aos demais profissionais da educação”, enfatiza a secretária municipal de Educação interina, Tenile Xavier.

O I Seminário Intermunicipal do Programa de Atenção à Saúde e ao Trabalho do Professor Municipal teve a finalidade de potencializar as ações do Programa.

O PROGRAMA
O Programa de atenção à saúde e ao Trabalho do Professor, foi constituído em caráter intersetorial por profissionais da Prefeitura de Paranaguá por meio das secretarias de Educação e Saúde contando também com parceiros da iniciativa pública e privada para atuar na prevenção e promoção da saúde. Oferta serviços de Psicologia e Psiquiatria, por meio do Centro Municipal de Avaliação Especializado (CMAE), desenvolve ações que visam potencializar a melhoria da qualidade de vida, das relações interpessoais e do bem-estar biopsicossocial do professor, pedagogo e diretor que compõem o quadro das Unidades escolares e Centros de Educação Infantil.

A equipe do programa atende as instituições de ensino no sentido de dialogar com os professores da Educação Básica, buscando estratégias para entender e atuar nas causas que prejudicam a relação saúde e trabalho do profissional, considerando o processo biopsicossocial. Conforme o programa, as condições de trabalho e de vida dos professores influenciam significativamente no crescente número de profissionais afastados das salas de aula por depressão, transtorno de pânico, dificuldades osteomusculares, câncer e outros problemas de saúde.