Publicado em 28 de Março de 2016

Projeto 'Ler e Pensar' deverá ser expandido para alunos e educadores de Paranaguá e do Paraná

Ações do projeto, que é organizado pela GRPCOM e Gazeta do Povo, são realizadas em salas de aula de Paranaguá, com incentivo por parte da Prefeitura.
Na última semana, a Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral (Semedi), anunciou que o Projeto "Ler e Pensar", que é incentivado pela Prefeitura de Paranaguá e organizado pela GRPCOM e a Gazeta do Povo, sendo realizado nas salas de aula do município, está captando recursos para expandir o projeto no litoral e em todo o Paraná. Recentemente, o programa foi aprovado pela Lei Rouanet, e busca recursos para lançar um livro com trabalhos de alunos que participam dos programas, entre eles deverão estar estudantes da rede de ensino de Paranaguá.

O projeto "Ler e Pensar" possui autorização do Ministério da Cultura e está realizando ações com crianças e adolescentes em todo o estado, incluindo Paranaguá. Segundo a organização do projeto, o projeto possui base na Lei Federal 8.313/1991, conhecida como Lei Rouanet. O patrocinador pode deduzir 100% do valor investido, desde que respeite o limite de 4% do imposto devido para pessoa jurídica e 6% para pessoa física.

"Esta parceria permite a realização de uma parceria positiva com projetos que podem beneficiar e premiar alunos e profissionais da educação de Paranaguá. Já tivemos casos de projetos do município vencedores do prêmio. A Prefeitura atua no sentido de incentivar a realização de projetos e ações voltadas à responsabilidade social e ao desenvolvimento educacional de Paranaguá", afirma a secretária municipal de Educação e Ensino Integral, Hilda Werner.

Segundo a coordenadora do projeto, Fernanda Cotrim, o objetivo é realizar uma formação cultural efetiva dos alunos em todo o Paraná. “Outro benefício é que essa aprovação facilita o envolvimento de empresas em projetos de responsabilidade social”, acrescenta. Além da publicação do livro, as verbas do projeto serão direcionadas para desenvolver oficinas de arte e cultura aos alunos, algo que já é feito em Paranaguá e pode ser expandido.

PROJETO É RECONHECIDO INTERNACIONALMENTE

A obra irá apresentar produções em destaque e atividades realizadas durante o ano nos municípios, premiando trabalhos selecionados, em um evento a ser divulgado que contará com um espetáculo de artes cênicas para o público infanto-juvenil. O projeto "Ler e Pensar" existe desde 1999 e está presente em 60 municípios do Paraná, sendo um deles Paranaguá, oferecendo também assessoria pedagógica aos educadores participantes, através de um programa de formação continuada com certificação, atividades pedagógicas, eventos culturais e materiais didáticos.

O projeto já recebeu inúmeros prêmios nacionais e internacionais, como, por exemplo, em 2011, a conquista do Prêmio Mundial de Jovens Leitores, organizado pela Associação Mundial de Jornais (WAN), na categoria Newspaper in Education, primeira ação brasileira a vencer na modalidade. Além disso, em 2014 o "Ler e Pensar" foi premiado pela Associação Mundial de Jornais (WAN-INFRA), no Prêmio Mundial Jovens Leitores na categoria Enduring Excellence, entre outros prêmios nacionais e internacionais já recebidos nos últimos anos.

Jornalista: Leonardo Quintana Bernardi / Assessoria Projeto Ler e Pensar - GRPCOM/Gazeta do Povo