GCM realiza etapa do Plano de Abandono Escolar (PAE)

Ação foi desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança

Agentes da Guarda Civil Municipal realizaram mais uma etapa do Plano de Abandono Escolar (PAE) nesta quarta-feira, dia 17, na Escola Municipal em Tempo Integral Nayá Castilho, na Vila Divineia. Escolas e Cmeis estão recebendo este Plano de segurança.

A atividade foi desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança.

Os GCM’s Jean Balboni e Sérgio Pires, que são instrutores da Academia de Formação Ensino e Capacitação "Ricardo Tadeu Kusch", foram os responsáveis pela instrução, que teve como principal objetivo colocar em prática o plano de emergência, identificando rotas de fuga com a simulação de evacuação do prédio.

O treinamento está sendo realizado em todas as instituições de ensino do município de Paranaguá e engloba desde o início do combate do sinistro pela Brigada Escolar e acionamento das equipes de emergência, como Corpo de Bombeiros e Samu, até a contagem dos alunos no ponto de encontro, na área externa do prédio.

Os treinamentos são realizados em conjunto com os brigadistas de cada escola. O curso de brigadistas conta com a parte teórica e segue para parte prática com uma simulação. “Os funcionários ficam preparados para uma situação emergencial com o objetivo de garantir uma ação eficiente e segura para atender aos alunos”, explicou GCM Balboni.

“Este treinamento faz parte da norma do Corpo de Bombeiros e todas as secretarias têm brigadistas preparados para agir em situações de emergência. O Plano envolve a retirada das crianças das escolas com segurança e rotas de fuga e ponto de encontro seguro e faz parte do treinamento”, explicou o GCM Balboni, durante a simulação. A aplicação do PAE envolve as crianças, professores e demais servidores.

O objetivo é que todos os servidores passem pelo curso de brigadista neste ano de 2024.