Publicado em 13 de Novembro de 2017

FESTA DO ROCIO: Procissões movimentam o domingo na cidade

14ª edição da Procissão Marítima e 11ª Procissão Motorizada reuniram milhares de devotos da Padroeira do Paraná
Ontem, 12, duas procissões movimentaram as festividades em prol de Nossa Senhora do Rocio. Pela manhã aconteceu a Procissão Marítima e na parte da tarde a Procissão Motorizada, juntas, reuniram milhares de pessoas em momentos de fé e devoção.

O Prefeito Marcelo Roque e o Vice-Prefeito e Secretário de Obras, Arnaldo Maranhão, exaltaram a organização das festividades promovidas pelas equipes do Santuário e o Reitor, Padre Joaquim Parron. A Prefeitura de Paranaguá deu todo apoio para a realização da festa.

“Colocamos a disposição todas as Secretarias para auxiliar o Santuário a fazer esta bonita festa para a Padroeira do Paraná. Fizemos a manutenção na Praça da fé, no trapiche, e no trajeto da procissão do dia 15. Quem ganha com isso é o povo parnanguara e os turistas que podem ter uma experiência melhor durante as festividades. Estão todos de parabéns”, declarou o Prefeito Marcelo Roque.

Dentre os vários nichos de turismo existentes, o religioso é o que mais cresce no país, segundo dados do Ministério do Turismo. Em Paranaguá não é diferente, a Festa de Nossa Senhora do Rocio movimenta a economia da cidade e a Prefeitura não mede esforços para colaborar com a realização do evento.

“São várias as secretarias envolvidas, porque entendemos que incentivar a festa do rocio é fomentar o turismo religioso. A intenção é que as pessoas voltem para suas cidades de origem falando bem de Paranaguá. A prefeitura está de braços abertos com o Santuário de Nossa Senhora do Rocio”, afirmou Arnaldo Maranhão, Secretário de Obras e Vice-Prefeito.

Procissões

O domingo amanheceu ensolarado com clima perfeito para o sucesso das procissões. A Procissão Marítima teve início as 10h com partida da Capitânia dos Portos do Paraná e chegada por volta das 11h30 no Santuário de Nossa Senhora do Rocio. Aproximadamente 80 embarcações participaram do ato religioso com mais de 1.500 devotos.

A Procissão Marítima tem como objetivos abençoar o homem e a mulher do mar pelos vários relatos de milagres alcançados e pedir proteção a todo o trabalho envolvendo o Porto de Paranaguá. O reitor do Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio, Padre Parron, ressaltou a segurança.

“A procissão foi um sucesso, sem problemas e com muita segurança. Agradeço ao comando da Capitânia dos Portos, Comandante Germano, que nos ajudou em todos os preparativos para este momento de manifestação de fé e a prefeitura de Paranaguá pelo apoio e incentivo que tem nos dado em fazer a festa crescer a cada ano”, disse o reitor.

No período da tarde, na Paróquia de São João Batista, no Parque São João, aconteceu a 11ª edição da Procissão Motorizada, que contou com milhares de carros e motos que seguiram até a Igreja de Nossa Senhora do Rocio.

“A expectativa é de muita alegria e as manifestações de fé e devoção são expressadas de diversas formas. A Procissão Motorizada teve seu recorde de participantes neste ano que diante da imagem de Nossa Senhora do Rocio seguiram agradecendo os milagres e graças alcançadas”, comentou o Padre Eliel de Oliverira Venâncio.

No próximo dia 15, quarta-feira, a partir das 16h, acontecerá a 204º Procissão Solene de Nossa Senhora do Rocio, que vai do Santuário até a Catedral de Paranaguá.

Jornalista: Leonardo Albini Barbosa