Publicado em 10 de Fevereiro de 2018

Bunda Leste retorna ao Carnaval de Paranaguá e abre primeiro dia de desfiles

Tradicional bloco carnavalesco de Paranaguá passou pela Avenida do Samba levando muita animação aos milhares de foliões que acompanham os desfiles na noite deste sábado.
O tradicional bloco de samba carnavalesco Bunda Leste abriu a primeira noite do Carnaval de Paranaguá 2018 “Essa folia tem história” neste sábado (10). Centenas de pessoas do grupo animaram os milhares de foliões que vieram à Avenida do Samba, na Praça de Eventos Mário Roque.

O bloco carnavalesco Bunda Leste nasceu em 1986 e nestes 32 anos de história animou foliões com desfiles que realiza em Praia de Leste, em Pontal do Paraná. Começou com um grupo de amigos que festejava o Carnaval na praia, tendo em vista que na época a cidade vizinha ainda não tinha sido emancipada de Paranaguá.

Com um bateria composta por 52 integrantes, além da diretoria e convidados o Bunda Leste levou alegria para a Avenida do Samba mesmo após uma intensa chuva, por volta das 21h. Em seguida serão realizados os desfiles das escolas de samba Filhos do Cartolas e Leão da Estradinha, que disputam o título do Carnaval 2018 pelo grupo especial.

O prefeito Marcelo Roque destacou a organização do Carnaval de Paranaguá, que tem o envolvimento de todas as secretarias municipais. “Nossa equipe está muito empenhada para realizar o melhor Carnaval do litoral. Queremos nestes dias de festa oferecer conforto e muita segurança para nossos foliões”, salientou o prefeito.

A estrutura da Prefeitura de Paranaguá tem equipes da Secretaria Municipal de Segurança Pública, com atuação dos guardas municipais, além de profissionais da Saúde, que dão o suporte em caso de emergência com equipe de enfermagem e ambulâncias e conscientização sobre as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

Fiscais da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos também estão presentes, assim como equipe da pasta de Assistência Social, com conscientização sobre trabalho infantil e outros serviços. Cultura e Turismo estão atuando também para oferecer a estrutura necessária. Já a equipe de Meio Ambiente atua para realizar a limpeza de toda a região onde é realizada a festa.

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Harrison Camargo, destacou a importância do Carvanal também para o contexto econômico. Isso porque toda a rede hoteleira acabou sendo beneficiada, além de restaurantes e demais estabelecimentos comerciais. “É uma injeção de recursos importante para a economia de nossa cidade. A Prefeitura de Paranaguá investe nesta festa porque sabe que o retorno é garantido. Esperamos ter um Carnaval tranqüilo, com muita alegria e com o turismo aquecido, porque isso representa desenvolvimento para nossa cidade”, destacou o secretário.

Jornalista: Osvaldo Capetta