Publicado em 10 de Fevereiro de 2018

Leão da Estradinha brinda a alegria e a saúde na Avenida do Samba

Escola de samba desfilou com 250 integrantes e teve enredo sobre a tradição de brindar, nascida na antiguidade. Foi a última a se apresentar no primeiro dia do Carnaval de Paranaguá.

A escola de samba Leão da Estradinha foi a segunda a se apresentar no Carnaval de Paranaguá “Essa folia tem história”, na madrugada deste sábado para domingo. Com um total de 250 integrantes a agremiação teve o enredo “Tim Tim – Um brinde à nossa saúde e à nossa alegria”. Animou milhares de pessoas que acompanham o primeiro dia de festejos de Momo na cidade mãe do Paraná.

Campeã do Carnaval de Paranaguá por duas vezes, em 2011 e 2013, a Leão da Estradinha levou para a Avenida do Samba oito alas, três carros alegóricos e uma bateria com 60 ritmistas. Presidida por Dicesar Tramujas a escola foi fundada em 24 de junho de 1994. Leva as cores vermelho e branco, as mesmas do Rio Branco Esporte Clube.

O ato de brindar ao consumir bebidas é algo comum atualmente, mas a escola quis buscar sua origem. Registros apontam que teria originado na antiguidade, durante acordos de paz entre impérios, quando o mediador proclamava a conclusão da guerra e era o primeiro a tomar da taça, demonstrando assim que estava livre da contaminação, além de boa vontade entre ambas as partes. Os homens também festejavam êxitos de batalhas e dedicavam goles à saúde de amigos.

O carnavalesco responsável pelo desfile da Leões da Estradinha foi Mágico Júnior. O casal de mestre-sala e porta-bandeira foi Willian Santana e Simone Caroline Gomes. Vestidos com coquetel de frutas, foram destaque na apresentação.

As alas abordaram a temática das bebidas, como o saquê, no Japão, tequila, no México, o chopp, na Alemanda, o vinho, na Itália, o uísque, na Escócia, e a vodka, na Rússia. Também lembraram de tradições como as que existem no Brasil, de dar “um gole para o santo”.

A bateria teve como rainha Mônica Ferreira dos Santos e foi chefiada por Mestre Gordo. Teve 10 surdos, 10 cachetas/tamborins, 10 chocalhos, 12 caixas, 5 repiques e surdos. Levantou o público no fechamento do primeiro dia do Carnaval de Paranaguá.

Neste domingo segue a programação do Carnaval 2018 com a apresentação do bloco da São Vicente, seguido pelos desfiles de três escolas: Filhos da Gaviões, Acadêmicos do Litoral e União da Ilha.

Jornalista: Osvaldo Capetta