Publicado em 28 de Fevereiro de 2018

Neurociência e Inteligências Múltiplas são temas de capacitação para professores do Ensino Integral

A secretária de Educação garante que o estudo na área proporcionará novas estratégias em sala de aula
O meio educacional está avançando por conta dos novos métodos de aprendizagem e didáticas. Para os professores, as formações são muito válidas para que esses possam acompanhar e aplicar tais conhecimentos. Em sala de aula e na vida de profissionais da rede educacional, a neurociência tem trazido grandes benefícios.

Segundo uma reportagem publicada na Revista Exame, o pesquisador alemão Nikolaus Weiskopf afirma que entender o cérebro é um dos grandes desafios do nosso tempo. É por isso que os professores do período integral da Rede Municipal, estão participando de uma formação para trabalhar com a neurociência de suas emoções e de seus alunos, bem como embasamento teórico das inteligências multíplas.

Segundo a Professora Suellen Marques, a neurociência não é uma metodologia, mas uma contribuição não só para a educação formal, mas para a vida. Os métodos teóricos e práticos já foram aplicados a cerca de 80 professores nesta segunda-feira, 26. As professoras Izabelle e Suellen estão repassando o conteúdo as demais profissionais durante toda a semana.

“O conhecimento da Neurociência e das Inteligências Múltiplas abrirá caminhos para novas estratégias de ensino”, exclama Vandecy Dutra, Secretária de Educação e Ensino Integral. Para ela, proporcionar novas experiências de aprendizagem enriquece a todos. “A ciência está ligada à educação. Sendo assim, é preciso conhecer como essas formas podem contribuir em sala de aula”, comenta.

Nesta quarta-feira, 28, e quinta-feira, 01, as professoras do período integral serão submetidas a oficinas práticas. Com isto, elas confirmam tudo o que aprenderam durante a capacitação para que desta forma, todo o conteúdo possa ser aliado no dia a dia.

A Chefe do Ensino Integral, Izabele Oliveira, ressalta que a proposta desta capacitação é o de articular e integrar a neurociência nas oficinas através das Múltiplas Inteligências e do estímulo constante de várias áreas do cérebro. "Sabemos que o desenvolvimento de inteligências se processa de maneira mais acentuada quando oportunizada com estímulos, os quais aplicados adequadamente, conduzem a aprendizagem significativa", finaliza.


Jornalista: Emanuel Andrade

Outras Notícias


Prefeitura Municipal de Paranaguá
Rua Júlia da Costa 322 - Centro Histórico
CEP: 83203-060 - Paranaguá - PR
CNPJ: 76.017.458/0001-15

© 2018 - Departamento de Tecnologia da Informação