Publicado em 06 de Março de 2018

3º Quadrimestre de 2017: Secretaria de Saúde fez média e 7,3 viagens por dia para Curitiba e região

Informações errôneas em jornal local e redes sociais provocaram confusão e interpretações totalmente equivocadas sobre a prestação deste serviço
Na semana passada foi feita a apresentação dos atendimentos feitos pela Secretaria Municipal de Saúde nos últimos 4 meses de 2017, e houve confusão quantos aos números apresentados sobre o número de viagens para Curitiba e região, gerando interpretações equivocadas.

O relatório poderia ter sido solicitado por qualquer interessado para que não houvesse dúvidas, pois o documento é detalhado e claro para entender que, do mês de setembro a dezembro de 2017, a Prefeitura fez um total de 715 viagens para Curitiba e região.

715 viagens divididos pelos 4 meses e depois pelos 24 dias por mês (média de dias com viagens em cada mês) chega-se a uma média de 7,3 viagens por dia. Neste mesmo período de 4 meses, foram 8.175 pessoas atendidas com o transporte para Curitiba e região.

“Lamentamos que não tenha havido qualquer discussão sobre o assunto, pois assim muitas pessoas não entenderiam errado. Além disso, todo o relatório consta do Portal de Transparência e pode ser acessado por qualquer interessado”, disse o secretário Municipal de Saúde, Paulo Oliveira.

Portanto as informações de que a Secretaria realizou 73 viagens por dia, são inverídicas por não estarem de acordo com a prestação de contas feitas em audiência pública.

Atendimentos Paranaguá
Quanto aos deslocamentos (inserido no relatório como viagens) em Paranaguá, o número foi de 5.877 de setembro a dezembro. Uma média de 61 deslocamentos por dia. “Esses deslocamentos referem-se a transporte de pacientes de uma unidade para outra, da casa do paciente para a UPA, da UPA para o Hospital Regional, entre outros serviços”, explicou o funcionário Nilo, responsável pelo setor de transportes.

Jornalista: Luciane Chiarelli