Publicado em 05 de Abril de 2018

Guarda Civil Municipal auxilia forças policiais no combate ao crime

Prefeitura de Paranaguá tem investido em armamento e capacitação dos agentes
Desde o início da gestão do prefeito Marcelo Roque, a Secretaria Municipal de Segurança tem recebido investimentos em armamento e capacitação dos guardas civis municipais. “Hoje, a Guarda Civil Municipal (GCM) não protege apenas praças e monumentos. Agora, os GCMs protegem vidas” declara o secretário de Segurança, João Carlos Silva.

Na manhã desta quinta-feira, 5, a cidade acordou com um crime bárbaro, no Centro um homem foi morto ao lado de uma panificadora repleta de clientes. O guarda civil municipal, Wilson Vitalino saia do seu posto, na sede da Prefeitura de Paranaguá ao terminar seu horário de trabalho. “Pouco antes das 7h estava deixando meu posto na Prefeitura quando populares começaram a gritar por socorro. Fui averiguar a situação e vi os três homens e uma mulher em vias de fato. Os dois homens derrubaram o terceiro no chão enquanto a mulher desferia vários golpes de faca na vítima que já estava caída”, conta o GCM. “Imediatamente corri em direção deles dando voz de prisão, mas eles fugiram do local utilizando uma bicicleta. Mesmo assim, consegui capturar a mulher próximo ao Calçadão da XV de Novembro. Dei voz de prisão a ela que, ainda estava com a arma do crime”, informa Wilson Vitalino.

A mulher, presa em flagrante, foi encaminhada a 1.ª Subdivisão Policial de Paranaguá. Mais tarde, os outros dois suspeitos de envolvimento no crime, foram presos pela Polícia Militar.

No dia 23 de março, foi realizada cerimônia de entrega de 24 pistolas calibre 380, modelo PT 59S Plus. Além disso, na mesma ocasião foram entregues 63 certificados aos guardas civis municipais que passaram por capacitação para operar arma de fogo. “A GCM tem realizado diversos serviços em proteção a vida e tranquilidade da população. A Operação Sossego é uma das ações contínuas realizadas aos finais de semana que tem gerado resultados positivos para a comunidade como a apreensão de armas e entorpecentes e a prisão de pessoas com mandados em aberto. Estamos capacitando nossos guardas para cada vez mais trabalharem junto à população, em benefício a ela e os cidadãos têm gostado dos resultados”, ressalta João Carlos Silva.

“O Município tem feio sua parte investindo em capacitações, treinamentos e armamento aos GCMs. Na situação ocorrida na manhã desta quinta-feira, foi um guarda que tem posto na Prefeitura. O GCM Wilson agiu com presteza e agilidade detendo a mulher. Guardas armados significa mais segurança para a população. Se fosse um guarda desarmado como poderia fazer esse serviço ágil e dinâmico. A Guarda Civil Municipal tem auxiliado as forças policiais no combate ao crime”, salienta o prefeito Marcelo Roque.

Jornalista: Flávia Adans