Publicado em 12 de Junho de 2018

Evento alerta ao Dia Mundial do Combate ao Trabalho Infantil

Denúncias podem ser feitas a partir do disque 100 ou através do Conselho Tutelar
O dia 12 de junho é o Dia Mundial do Combate ao Trabalho Infantil, no Brasil a data foi instituída pela lei nº 11.542/2007. A Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral (Semedi) realizou evento alertando para a necessidade de prevenção e denúncia ao trabalho infantil.

O evento aconteceu nesta terça-feira, 12, no Shopping Estação Mall e contou com a presença de alunos dos 4º e 5º anos da rede municipal de ensino. A Secretaria Municipal de Educação realiza o projeto “Escola no Combate ao Trabalho Infantil”, que é originário do Ministério Público do Trabalho (MPT), que visa sensibilizar a comunidade na prevenção do trabalho infantil.

A secretária municipal da Educação, Vandecy Dutra, agradeceu aos envolvidos na realização do evento, inclusive a administração do shopping e os lojistas que ofereceram brindes às crianças, e afirma que a melhor ação é a prevenção.

“Hoje estamos aqui reunidos, não para comemorar, mas sim para alertar a toda a sociedade as responsabilidades com as nossas crianças. Unimos forças com toda a rede municipal de ensino e todos os parceiros envolvidos para dizer um basta ao trabalho infantil. Não podemos reproduzir o preconceito, a violência e a maldade contra nossas crianças”, fala a secretária de Educação.

A chefe dos pedagogos da secretaria municipal de Educação, Luci Gonçalves Alves, conta como as pessoas podem denunciar os casos de trabalho infantil. “Através do disque 100 é possível realizar as denúncias de trabalho infantil e também por meio do Conselho tutelar”, explica.

O evento contou com a presença do secretário municipal de Assistência Social, Levi de Andrade, secretário municipal do Trabalho, Brayan Roque, a presidente do Conselho Municipal de Igualdade Racial, Edicelia Maria dos Santos de Souza, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Edmilson da Silva Costa, a chefe do escritório regional da secretaria estadual da Família e Desenvolvimento Social, Ruth Lima, além de representantes de outras secretarias municipais.

O Conselho Tutelar de Paranaguá recebe denúncias dos casos de trabalho infantil pelos telefones: 3420.2905 ou 3420.6080.

Jornalista: Leonardo Albini Barbosa