Publicado em 11 de Julho de 2018

Paranaguá terá projeto de terapia com cães treinados

"Patas do Bem" contará com atividades durante toda a semana
O auxílio de cães é capaz de colaborar com o tratamento de crianças especiais, enfermos e idosos. Pensando nisso, um grupo de amigos se reuniu e criou o projeto "Patas do Bem" que foi lançado nesta quarta-feira, 11, em Paranaguá em parceria da Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral (Semedi).

O GCM Reginaldo é o idealizador do projeto. Ele já possuí habilidades com cães e participou de cursos de adestramento. "Estamos felizes com a realização deste sonho que irá transformar a vida que quem mais necessita", resume.

A primeira-dama, Amanda Roque, é madrinha do projeto e segundo ela o principal foco é o bem estar das pessoas que tiverem contato com os cães. "O nosso cãozinho Naruto fará parte do projeto e também auxiliará os alunos e idosos a despertar habilidades motoras, a comunicação, além do carinho e a atenção de maneira miltidisplinar", explica. O Nartuto é um cão filhote da raça Golden Retriever.

Durante o lançamento do projeto, a treinadora Fabiana Velez, natural da Argentina, realizou uma palestra para o público explicando a diferença entre os tipos de terapia e auxílios. Já a treinadora Janaína Ganzer trouxe o "Jack Jr", cão, também da raça Golden Retriever, para compartilhar experiências e demonstrou exemplos de superação em clínicas especializadas.

O prefeito Marcelo Roque lembrou da importância e dos resultados que o tratamento com cães pode gerar. "Parcerias como essas rendem bons frutos a toda a comunidade. Em breve, a equipe do projeto estará visitando crianças especiais e asilos da cidade", disse.

"A Semedi está contente em tornar-se parceira neste projeto. Nesta semana teremos uma programação que percorrerá instituições da nossa cidade. Fazer o bem é bom e estamos unidos numa mesma causa", completa a secretária de Educação, Vandecy Dutra.

12/07 - 14 h - Atividades na escola Joaquim Tramujas.
13/07 - 14 h - Visita aos alunos na escola APAE.
14/07 - 09 h - Visita ao Abrigo de idosos São Visente de Paula.
14/07- 14 h - Atividades com o público no aeroparque e um grande Show Dog com os cães Nick , Kira e Branquela.

Jornalista: Emanuel Andrade