Publicado em 04 de Novembro de 2018

Festa do Rocio é oficialmente aberta neste fim de semana

Missa Solene com troca do manto, Cavalgada da Fé e Procissão Ciclística iniciam as festividades da Padroeira do Paraná
Os festejos alusivos à 205.ª edição da Festa do Rocio já se iniciaram em Paranaguá. O maior evento religioso do Sul do Brasil pretende movimentar a cidade durante 15 dias, haja visto que em 2017 cerca de 500 mil pessoas participaram da festa que homenageia a Padroeira do Paraná.

Neste sábado, 3, uma Missa Solene marcou o início oficial das festividades. Como de costume, houve a troca de manto na imagem original, e os trabalhadores da festa receberam uma benção especial. O reitor do Santuário, Pe. Joaquim Parron, convida a população a participar.

“O momento é de fé e união, por isso, prestigie a nossa festa. Teremos novenas em 4 horários: às 6h, às 9h, às 15h e as 19h. Traga a sua família e receba às bênçãos de Nossa Senhora do Rocio”, disse Pe. Parron.

O Encontrão Jovem e os shows católicos com os cantores da TV Evangelizar movimentaram a Praça da Fé neste sábado, 3. “O Padre Reginaldo Manzotti estará conosco no dia 15 de novembro e fará um show antecedendo a Procissão dos Milagres”, acrescenta o reitor.

Domingo de Procissões

Neste domingo, 4, a Cavalgada da Fé mobilizou os tropeiros do Litoral. Com saída da Estrada das Colônias, centenas de pessoas puderam participar do momento de devoção a Nossa Senhora do Rocio. Além disso, no período da tarde, a 7.ª Procissão Ciclística movimentou o Centro Histórico de Paranaguá.

O Santuário se prepara também para a Procissão Motorizada que será realizada no dia 10, com saída da Paróquia São João Batista, às 16h. Já a Procissão Marítima acontece dia 11, às 10h com concentração de embarque a partir das 7h30, no píer em frente ao Aquário.

Prefeitura na Festa do Rocio

A Prefeitura de Paranaguá (PMP) por meio de diversas secretarias apoiam o tradicional evento religioso que fomenta a economia da cidade. A Festa do Rocio faz parte do Calendário Oficial de Eventos.

Reconhecendo a importância da Procissão dos Milagres, que acontece no dia 15, o prefeito Marcelo Roque assinou em 2017 a Lei 3.679 que declara como Patrimônio Imaterial Cultural e Intangível do município de Paranaguá a Procissão de Nossa Senhora do Rosário do Rocio.

Neste ano, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur) licitou a estrutura da festa. O secretário da pasta, Harrison Camargo, explica que desde 1997 o município não auxiliava o Santuário desta forma. “De modo especial, 2018 é o ano do Turismo Religioso. Sabemos que a Festa do Rocio movimenta a cidade, portanto, queremos somar forças”, resumiu.

A Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, por meio da secretária Morgana Gonçalves, agradeceu o Pe. Parron pelo incentivo à promoção da Feira da Lua. Outras secretarias como: Saúde, Meio Ambiente, Serviços Urbanos, Segurança Pública, Comunicação, também auxiliam a festividade.

Jornalista: Emanuel Andrade