Publicado em 06 de Novembro de 2018

CAPS de Paranaguá realiza Fórum de Saúde Mental nesta quarta-feira

Evento terá palestra e roda de conversa com profissionais da área. Atividades realizadas pelo serviço também serão mostradas ao público.
A Secretaria Municipal de Saúde e Prevenção (Semsap), por meio do Centro de Apoio Psicossocial (CAPS), realiza nesta quarta-feira (7) o I Fórum de Saúde Mental de Paranaguá. O evento será a partir das 13h, no auditório da Câmara Municipal, e tem por objetivo compartilhar os trabalhos desenvolvidos na unidade, além de oportunizar a reconstrução de uma rede de atenção segura e eficaz.

Além de palestras sobre a temática de saúde mental com diversos profissionais, o evento também terá debate, possibilitando ao público tirar dúvidas a respeito do serviço oferecido. Estão escalados médicos psiquiatras, terapeutas ocupacional e psicólogos para realizar explanações.

O CAPS de Paranaguá possui atualmente cerca de 200 pacientes e funciona como um hospital dia, lembra a secretária municipal de Saúde e Prevenção, Lígia Regina de Campos Cordeiro. Diversas atividades são oferecidas aos pacientes, que além de fazerem parte do tratamento também permitem a socialização, pois a política pública atualmente não permite mais internamentos. Eles contam com toda a estrutura necessária para realizar o tratamento, incluindo lanche.

“Nosso público são pessoas com algum transtorno mental, usuários de drogas e álcool. Temos ainda muito registro de depressão, um mal que assola bastante nossa sociedade atualmente. Esse serviço para que as pessoas recuperem a saúde mental é muito importante”, salientou a secretária.

Para Lígia Regina de Campos Cordeiro, é importante levar conhecimento à população sobre as atividades realizadas pelo CAPS. “Ainda temos muito preconceito em nossa sociedade. Quanto mais informações levarmos ao público em geral melhor será a aceitação tanto do paciente como de seus familiares e pessoas da comunidade ao tratamento que oferecemos. Agradeço imensamente à equipe do CAPS por este trabalho que realiza todos os dias e também pelo fórum”, completou a secretária.

Jornalista: Osvaldo Capetta