Publicado em 30 de Novembro de 2018

Campanha para detecção de HIV é realizada no Hospital João Paulo II

Campanha segue até o dia 4 de dezembro. Conscientização para combater a discriminação, o que acaba impedindo a realização de exame, também está sendo realizada pela equipe.
O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), responsável pela detecção e tratamento de pacientes com HIV/Aids em Paranaguá, está realizando desde o início desta semana ação preventiva para conseguir aumentar o número de testes rápidos, que são oferecidos no Hospital João Paulo II, localizado no bairro Vila Divinéia. Todos os esforços da equipe estão concentrados também no combate à discriminação, o que acaba gerando obstáculos para a prevenção, detecção, tratamento e o cuido com a doença.

O trabalho ocorre também porque neste sábado (1.º de dezembro) é comemorado o Dia Municipal de Luta contra a Aids. Até o dia 4 a psicóloga Cláudia Michelon vai percorrer as unidades básicas e se reunir com as equipes de saúde para uma sensibilização sobre o tema, com objetivo de atingir as populações mais vulneráveis em Paranaguá.

“Todos os esforços no enfrentamento do HIV são prejudicados pelo estigma, o que faz com que muitas pessoas tenham medo de procurar o serviço, informações ou métodos de reduzir a infecção”, justifica a coordenadora do CTA, a enfermeira Carla Neri. Segundo ela, em Paranaguá há 4.620 pacientes cadastrados no serviço. Os números incluem os que estão em tratamento ou abandonaram, transferências, vivos, crianças e também os mortos.

Por muitos anos Paranaguá figurou no cenário nacional como 7.º lugar no ranking de incidência de casos de HIV. Com os serviços realizados pela equipe do CTA essa realidade foi mudando e atualmente a cidade está na posição de número 50, no período de 2013 a 2107. Entre os anos de 2012 a 2016 estava em 32.º lugar.

“Felizmente conseguimos avançar bastante e hoje estamos numa posição mais confortável em relação ao HIV. Entretanto, isso não é motivo para relaxarmos. Peço à nossa população que procure o CTA, no Hospital João Paulo II, até o dia 4, para realizar o exame, o que é muito importante para iniciar o tratamento, em caso de ser positivo, e ainda eliminar o risco de transmissão para outras pessoas”, orienta a secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro.

O atendimento da equipe do CTA ocorre no período da manhã e da tarde, das 8h às 11h e das 13h às 15h, e também à noite, das 18h às 21. Para realizar o exame é importante que o cidadão apresente documento com fotografia. “Saber se está infectado é muito importante e determinante para a qualidade de vida do paciente. Por isso focamos na testagem. Estamos à disposição de todos e faremos o melhor acolhimento possível em nossa estrutura, que conta, inclusive, com acompanhamento psicológico”, declarou Carla Neri.

EVOLUÇÃO AO LONGO DAS DÉCADAS

Em 2018 completa-se 30 anos de Dia Mundial de Luta contra a Aids. Neste período houve a garantia de tratamento para todos, reduzindo assim em 16% os casos de óbitos pela doença, nos últimos 4 anos. Até setembro de 2018 um total de 585 mil pessoas com HIV/Aids estavam em tratamento no país.

O Brasil é referência mundial em relação ao tratamento contra o HIV/Aids e 87% dos pacientes usam Dolutegravir, um dos melhores antirretrovirais do mundo, o que aumenta em 42% a chance de indetecção viral. Após 3 meses de uso do remédio 87% das pessoas infectadas já apresentam carga viral inferir a 50 cópias/ml.

O trabalho também inclui as gestantes. Com a detecção e tratamento há redução de infecção em crianças expostas. De acordo com dados do Ministério da Saúde, atualmente 73% das novas infecções de HIV ocorrem no sexo masculino, na faixa etária de 15 a 39 anos. “Nossa equipe continua buscando a prevenção, distribuindo preservativos e dando orientações em eventos e entidades de Paranaguá. Prevenção é sempre o melhor remédio”, completou o coordenador de Atenção Secundária da Secretaria Municipal de Saúde, Carlos Xavier.



> Encontre-nos no Facebook

> Veja os vídeos da TVPrefeitura em nosso Canal do YouTube


Jornalista: Osvaldo Capetta

Outras Notícias


Prefeitura Municipal de Paranaguá
Rua Júlia da Costa 322 - Centro Histórico
CEP: 83203-060 - Paranaguá - PR
CNPJ: 76.017.458/0001-15

© 2018 - Departamento de Tecnologia da Informação