Publicado em 15 de Março de 2019

Centro Municipal de Educação Infantil Paulo Freire recebe projeto Patas do Bem

Crianças interagiram com o cão Naruto
A alegria e simpatia do cão Naruto animou o dia das crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Paulo Freire. O estabelecimento educacional recebeu na tarde desta quinta-feira, 14, o projeto “Patas do Bem nas Escolas”, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral (Semedi). A iniciativa trabalha com a Terapia Assistida por Animais (TAA), junto com profissionais da área da saúde como terapeutas ocupacionais, psicoterapeutas ou psicólogas que utilizam o cão como um elemento motivador para conseguir objetivos que não são alcançados nos meios tradicionais.

“O trabalho está cada dia melhor. Vir as escolas é um novo desafio para que mais crianças pudessem participar, conhecer o Naruto e aprofundar a discussão sobre autismo, mostrar um pouco mais de como ocorre o trabalho de terapia. Estamos gostando muito”, destaca Felipe Franco, assessor do Patas do Bem.

“O encontro com as crianças é sempre momento de alegria. Estamos muito felizes com os resultados do projeto e agora essa expansão, levando para as escolas municipais o que o Patas do Bem tem a oferecer”, ressalta Amanda Roque, coordenadora do projeto.

O objetivo desta parceria é realizar atividades que divulguem o autismo, ajudando aos pais, professores e as profissionais da educação a entenderem esta doença, evitando assim o bullying na escola e motivando a autoestima do aluno.

“Para nós é uma emoção. Cada vez que o Patas do Bem chega e vemos aquele amor incondicional das crianças e escutarmos o depoimento de uma mãe relatando que o filho está muito feliz com a terapia que recebeu e os avanços que ocorreram é muito bom”, salienta a secretária municipal de Educação, Vandecy Dutra.

O projeto “Patas do Bem nas Escolas” acontece todas as quintas-feiras nas escolas municipais, conforme cronograma pré-estabelecido em conjunto com a Semedi. Além disso, o projeto atua na APAE, na escola Eva Cavani e no CMAE.

Jornalista: Flávia Adans