Paranaguá recebe fandangueiros do Brasil na X Festa Nacional do Fandango

Programação acontece entre os dias 16 a 18 de agosto na Praça Cyro Abalém, na Ilha dos Valadares

Paranaguá sedia a X Festa Nacional do Fandango no próximo final de semana. O evento é organizado pela Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e começa na próxima sexta-feira, dia 16 com programação que envolve os grupos de fandango de Paranaguá, de Cananeia e de Ubatuba, de São Paulo e os Cirandeiros de Parati, do Rio de Janeiro, entre outros visitantes.

O Fandango Caiçara- registrado pelo Iphan em novembro de 2012 - é uma expressão musical-coreográfica-poética e festiva, cuja área de ocorrência abrange o litoral sul do Estado de São Paulo e o litoral norte do Estado do Paraná. Possui uma estrutura bastante complexa e se define em um conjunto de práticas que perpassam o trabalho, o divertimento, a religiosidade, a música e a dança, prestígios e rivalidades, saberes e fazeres. Ele se classifica em batido e bailado ou valsado, cujas diferenças se definem pelos instrumentos utilizados, pela estrutura musical, pelos versos e toques.

A X Festa Nacional do Fandango também faz parte da Semana do Patrimônio Cultural promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A cerimônia de abertura acontecerá na Praça Cyro Abalém, a partir das 14h, no dia 16. O Grupo de Fandango Pés de Ouro se apresenta e em seguida haverá uma mesa de discussão para tratar do tema “Território Caiçara”. Ainda no dia 16, a partir das 20h30, acontece um grande baile de fandango com apresentações dos grupos Mestre Romão, de Paranaguá, do grupo paulista Mestre Pedrinho de Ubatuba; Família Domingues, de Paranaguá e o grupo de Jovens Fandangueiros do Itacuruça que vem de Cananéia, em São Paulo para participar da Festa Nacional.

A partir das 23h, o grupo Canutilho Temperado, de Guaraqueçaba, dá sequência à festa, seguido do Grupo Mandicuera da cidade anfitriã e da Família Neves que vem de Cananéia. E a música e os batidos seguem madrugada a dentro. Os Cirandeiros de Parati se apresentam a partir das 2h30 e a partir das 3h da manhã todos os fandangueiros se confraternizam por meio desta expressão musical- coreográfica e poética.

De acordo com informações do Iphan, no dia 17 de agosto, Dia do Patrimônio Cultural – em homenagem ao nascimento do primeiro presidente do Iphan, Rodrigo Melo Franco de Andrade –, a Praça Cyro Abalem, na Ilha dos Valadares, recebe cerimônia de premiação pública e entrega de homenagens aos mestres e grupos vencedores da ação Fandango Caiçara, Patrimônio Cultural do Brasil.

A iniciativa tem como objetivo reconhecer e valorizar as representações simbólicas do bem cultural registrado, por meio da premiação de Mestres e Mestras do Paraná e de São Paulo cuja trajetória de vida tenha contribuído de maneira fundamental para a transmissão e continuidade do Fandango Caiçara. Também serão premiados grupos cuja trajetória e atuação contribuam de forma exemplar para a valorização, difusão e transmissão do bem cultural às novas gerações.

Segundo o departamento de imprensa do Iphan, a premiação, que será entregue pelo diretor do Departamento do Patrimônio Imaterial do Iphan, Hermano Queiroz, atende às diretrizes de ações estabelecidas no âmbito da elaboração do Plano de Salvaguarda do Fandango Caiçara que, dentre outras ações, visa identificar, valorizar e dar visibilidade às atividades e às estratégias de preservação das identidades culturais dos protagonistas desta forma de expressão. A premiação será feita a partir das 19h.

Mas a programação neste dia começa pela manhã. A partir das 10h serão iniciadas oficinas de Gestão do Bem Cultural Fandango Caiçara, oficina de rádio e de captação e edição de áudio do projeto Cotinga/UFPR. As inscrições para as oficinas podem ser feitas pelo e-mail: mandicueraculturapopular@gmail.com.

Já no dia 18 de agosto, a Associação de Cultura Popular Mandicuera entregará ao diretor do DPI-Iphan o pedido de registro a Patrimônio Cultural do Brasil da Romaria do Divino.
Fandango Caiçara, Patrimônio Cultural do Brasil, também na Praça Cyro Abalém, às 12h30.

Confira programação completa:
Dia 16 - sexta-feira:
14h: Cerimônia de abertura na Praça Cyro Abalem com mestres, Iphan, Secultur.
14h30: Apresentação do Grupo Pés de Ouro
15:30 Mesa : Território Caiçara
20h30: Apresentação do Grupo Mestre Romão (Paranaguá/PR)
21h30: Grupo de Fandango Mestre Pedrinho (Ubatuba/SP)
22h: Família Domingues (Paranaguá /PR)
22h30: Grupo Jovens Fandangueiros do Itacuruça (Cananéia/SP)
23h: Canutilho Temperado (Guaraqueçaba /PR)
24h Grupo Mandicuera (Paranaguá /PR)
1h45: Família Neves (Cananéia/SP)
2h30: Cirandeiros de Parati (Paraty-RJ)
3h: Todos os Fandangueiros.

Dia 17 - sábado:
Oficinas:
10 às 12h, das 14h às 17h Oficinas do Programa TCP de Gestão do Bem Cultural Fandango Caiçara com Grupo Mestre Romão, Grupo Ilha dos Valadares "Mestre Brasílio", Grupo Pés de Ouro e Associação Mandicuera. Local : Praça Cyro Abalém.
10 às 17h oficina de Rádio do Programa TCP de Gestão do Bem Cultural Fandango Caiçara com Janaina Moscal. Local : Associação de Moradores da Ilha dos Valadares.
10 h às 17h oficina de captação e edição de áudio do Projeto Cotinga/ UFPR com Ary Giordani.
Local : Associação de Moradores da Ilha dos Valadares.
inscrições pelo email : mandicueraculturapopular@gmail.com
19h Cerimônia do IPHAN em homenagens aos Mestres e grupos contemplados no edital "Fandango Caiçara, Patrimônio Cultural do Brasil 2018"
19:30h Mesa na Praça Cyro Abalem : Identidades e territórios: o avanço desenvolvimentista no litoral caiçara
20:30h apresentação do Grupo Fandango Caiçara de Ubatuba (Ubatuba /SP)
21 h Grupo Mestre Eugênio (Paranaguá /PR)
21:30 Grupo Ilha dos Valadares Mestre Brasílio (Paranaguá /PR)
22 h Cirandeiros de Ubatuba (Ubatuba /SP)
22:30h Fandanguará (Guaraqueçaba /PR)
23:30 h Fandango de Ubá (Curitiba/PR)
24:30h Fandango Bacurau (Ubatuba /SP)
1:30 h Grupo Manema (Iguape/SP)
3:00 h todos os fandangueiros .

Dia 18 - domingo:
12:30h almoço caiçara na Praça Cyro Abalem
12:30h Bandeiras do Divino com cerimônia de entrega de pedido de registro ao Iphan
14h apresentação Grupo Mestre Brasílio ( Paranaguá /PR)
16h às 19h roda de viola com todos os fandangueiros.

> Encontre-nos no Facebook