Segunda etapa de vacinação contra o sarampo inicia nesta segunda-feira, 18

Nesta fase será priorizada a faixa etária dos 20 aos 29 anos de idade

Foto divulgação
Começa nesta segunda-feira, 18, a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo em Paranaguá. Todas as unidades básicas de saúde terão doses disponíveis, em horário comercial. As unidades de saúde que funcionam com horário estendido, na Vila Divinéia, Jardim Iguaçu/Vila Marinho, Alexandra, Vila Garcia e Serraria do Rocha contarão com o serviço também após o expediente diário, com a vacinação ocorrendo até às 23h.

A campanha nacional foi determinada pelo Ministério da Saúde com o objetivo de interromper a circulação do vírus do sarampo e proteger os grupos mais afetados pela doença no país. Na primeira fase a priorização foi voltada ao público infantil. Nesta segunda etapa que ocorrerá até 30 de novembro será priorizada a vacinação em pessoas com idade entre 20 a 29 anos devido ao número de casos expressivo nesta faixa etária


A Secretaria de Estado da Saúde divulgou na quarta-feira, 13, mais um Boletim Epidemiológico com a situação do sarampo. No boletim anterior estavam confirmados 316 casos, agora já se somam 368 pessoas que estão ou tiveram com a doença desde o mês de agosto. Os novos dados mostram o grande aumento de casos e o alcance territorial no Paraná o que reforça a necessidade da vacinação.

O sarampo é uma infecção viral, altamente contagiosa e de fácil transmissão. Os sintomas mais comuns da doença são: febre alta, tosse, coriza, conjuntivite, exantema (manchas avermelhadas na pele que aparecem primeiro no rosto e atrás da orelha e depois se espalham pelo corpo), outros sintomas como cefaleia, indisposição e diarreia também podem ocorrer. Como não existe tratamento específico para o sarampo, é importante ficar atento ao aparecimento dos sintomas.

> Encontre-nos no Facebook