Coronavírus: 75% dos pacientes estão recuperados da doença em Paranaguá

Boletim Epidemiológico Municipal é uma ferramenta de serviço de fácil acesso com uma leitura de dados acessível para a população

Todos os dias é divulgado no link Coronavírus, o Boletim Epidemiológico Municipal com o intuito de esclarecer a população sobre os casos confirmados, negativados, em investigação, óbitos e recuperados da Covid-19 na cidade.

Como se trata de uma doença nova e preocupante, o boletim é uma ferramenta de serviço de fácil acesso. “A população tem dúvidas e o boletim auxilia nesses esclarecimentos com uma leitura de dados acessível a todos os públicos”, observa a superintendente de Vigilância em Saúde, Maristela Cerqueira.

A profissional ressalta que algo que precisa ser esclarecido é quanto ao número total de casos divulgados e os recuperados. “O número de casos é o total desde o início da pandemia, ou seja, não significa que atualmente temos 3.072 casos ativos. Hoje temos 2.300 pessoas recuperadas da doença, são pacientes que já tiveram a Covid-19, estão bem e puderam retornar a sua rotina”, observa.

Atualmente 75% dos pacientes se recuperaram da Covid-19. São 1.156 homens e 1.144 mulheres que venceram a doença. “Essas pessoas foram monitoradas pela equipe da Epidemiologia por aproximadamente 14 dias e, após esse período e sem apresentar sintomas da doença, são consideradas recuperadas e podem retornar à sua rotina”, informa Maristela Cerqueira.

O fato de estar recuperado não altera as medidas de prevenção como uso de máscara, higienização especialmente das mãos e o distanciamento social.