População pode retirar o Cartão SUS em ponto itinerante na Praça Fernando Amaro

Documento também pode ser confeccionado nas unidades básicas de saúde

A população pode retirar seu Cartão SUS em ponto itinerante, na Praça Fernando Amaro das 8h às 17h
Iara dos Santos, moradora no Parque São João não possuía o Cartão SUS e aproveitou o ponto itinerante para retirar o documento
A população pode retirar seu Cartão SUS em ponto itinerante, na Praça Fernando Amaro das 8h às 17h
A partir desta quarta-feira, 3, das 8h às 17h, a população pode retirar seu Cartão SUS em ponto itinerante, na Praça Fernando Amaro. O Cartão Nacional de Saúde é um documento que possibilita a identificação única dos usuários do SUS e, com isso, é possível reunir o conjunto de atendimentos realizados, onde quer que aconteçam.

Com o início da vacinação contra a Covid-19 e a expectativa de chegada de novos lotes da vacina, o Cartão SUS será um grande aliado já que todas as doses aplicadas precisam ser lançadas em um sistema do Ministério da Saúde.

Para evitar aglomerações na confecção do documento quando os grupos a serem vacinados forem ampliados, a Secretaria Municipal de Saúde está chamando a população para que se prepare. Se a pessoa ainda não tem o Cartão SUS ou o perdeu, é importante que o faça para estar pronto quando as doses da vacina chegarem.

Iara dos Santos, moradora no Parque São João não possuía o Cartão SUS e aproveitou o ponto itinerante para retirar o documento. “Esse é um documento muito importante e vale para todo o país. Sofri um acidente em outro Estado e foi difícil consultar lá porque é exigido o Cartão SUS para as consultas, vacinas e outros serviços de saúde. Agora terei o meu e guardarei para quando for necessário”, conta a moradora. O cartão possui um número nacional de identificação único e com ele, a pessoa pode ser atendida em qualquer unidade e serviço do SUS em todo o país.

Para fazer o Cartão SUS, basta se dirigir a unidade de saúde mais próxima de sua residência ou ao ponto itinerante no Centro de Paranaguá. O Cartão é impresso na hora.

Para fazer o cartão SUS é necessário portar um documento original com foto ou Certidão de Nascimento ou de Casamento, CPF, comprovante de residência (talão de água, luz, telefone) e um número de telefone para contato.

> Encontre-nos no Facebook