Obrigatório uso de máscaras a partir do dia 13 de abril

Prefeitura estende data do início da obrigatoriedade

O uso de máscaras passará a ser obrigatório a partir do dia 13 de abril, mas quem tem máscara pode fazer uso a partir de hoje porque a medida ajuda na prevenção e segurança da saúde pública. A informação consta do Decreto 1940/2020 republicado nesta quarta-feira, dia 8, no Diário Oficial do Município.

O artigo 3º do decreto estabelece o uso massivo de máscaras, para evitar a transmissão comunitária da COVID-19, especialmente, em cinco situações.

Confira quais são:
1 - para embarque no transporte público coletivo e acesso ao terminal;

2 - para uso de táxi ou transporte compartilhado de passageiros;

3 - para acesso aos estabelecimentos considerados como essenciais (supermercados, mercados, farmácias, entre outros);

4 - para acesso aos estabelecimentos comerciais;

5 - para o desempenho das atividades em repartições pu?blicas e privadas.

O uso da máscara para evitar transmissão de vírus tem sido comprovada por meio de estudos e por isso foi mais uma medida tomada pela Prefeitura de Paranaguá que soma-se a outras como o isolamento social que continua sendo reforçada por autoridades de saúde.

O Decreto esclarece que podera?o ser usadas ma?scaras de pano (tecido algoda?o), confeccionadas manualmente e traz informações de como fazer.

Confira o que diz o Anexo I, quando à confecção da máscara de tecido que pode ser feita em casa mesmo.
-Material:
• Tesoura
• Um pedaço de tecido de algodão de 20×17 cm
• Dois pedaços de elástico, para as orelhas
• Linha e agulha de costura

- Como confeccionar:

• Pegue o pedaço de tecido e faça três dobras bem no meio do retângulo, de modo que o lado maior seja a altura desse retângulo. Você pode usar um ferro de passar para marcar bem esse vinco.
• Faça o acabamento nas laterais da máscara, dobrando cerca de 0,5 cm em todas as laterais. Você pode costurar a mão ou, se tiver disponível, uma máquina de costura.
• Fixe costurando os dois pedaços de elástico no tecido, de modo que as laterais da máscara fiquem com duas alças.