Serviços de roçada e retirada de entulhos é intensificada em Paranaguá

Secretaria Municipal de Meio Ambiente realiza os trabalhos durante todo o ano nos bairros e Centro da cidade

Durante todos os meses do ano, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) realiza serviços de roçada e retirada de entulhos nos bairros e Centro de Paranaguá, contudo com o período de maior calor e chuvas esse trabalho precisa ser intensificado já que ocorre um crescimento mais acelerado da vegetação.

“Contamos com três equipes de roçada que fazem parte do quadro de servidores da Semma além dos profissionais da empresa terceirizada que também atuam conforme a demanda”, informa o secretário da pasta, Vinícius Yugi Higashi.

Além de deixar o ambiente mais agradável, as roçadas auxiliam em evitar a proliferação de insetos e roedores. “A vegetação mais alta acaba criando mais abrigo para alguns vetores de doenças como os ratos, por exemplo. Com a roçada fica mais difícil que esses animais tenham um refúgio”, explica o secretário.

RETIRADA DE ENTULHO
O descarte irregular de entulhos na cidade é um problema que afeta a população, deixa o ambiente prejudicado e pode acarretar na disseminação de doenças. São móveis, pneus, podas de árvores, lixo doméstico, resíduos de construção civil, entre outros itens que são jogados em terrenos, ruas e outros locais da cidade. Esse despojo pode gerar uma série de doenças.

A Semma faz a retirada dos entulhos, contudo muitas pessoas ainda insistem em descartá-los incorretamente. “Essa é uma batalha diária. As equipes fazem a retirada, mas às vezes até no mesmo dia, algumas pessoas voltam a fazer o descarte irregular e isso causa um prejuízo aos próprios moradores”, lamenta Vinícius Higashi.

Quatro equipes fazem a retirada de entulhos com caminhões caçamba e pá carregadeira. “A atuação acontece nos bairros e Centro e seguem também as solicitações que recebemos de moradores”, informa.

A geração de lixo e entulhos oportunizam a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras doenças. “O combate à dengue é um dever de todos nós e o descarte correto auxilia positivamente na eliminação do inseto”, enfatiza.

DENÚNCIAS
“Quando o gerador do resíduo é identificado, atuamos com a fiscalização por meio de notificação, multa e responsabilização do gerador para que ele dê a destinação final correta. As pessoas que presenciarem atos de descarte irregular de lixo podem denunciar pelo número 3420-2967, não precisa se identificar. Auxilia muito se o denunciante puder documentar o ato com imagens”, detalha Vinícius Higashi.