Deputada Christiane Yared confirma mais de R$ 19 milhões para Paranaguá

Parlamentar recebeu nesta sexta-feira, 23, título de Cidadã Honorária de Paranaguá

A deputada federal Christiane Yared esteve em Paranaguá nesta sexta-feira, dia 23, para confirmar recursos na ordem de R$ 19,4 milhões, sendo R$ 18 mi para a educação e R$ 1,4 mi para a saúde. A informação foi repassada durante cerimônia de entrega do Título de Cidadã Honorária que aconteceu na sala de reuniões da Prefeitura de Paranaguá com a presença do prefeito Marcelo Roque, do presidente da Câmara de Vereadores Fábio Santos, do autor do projeto e hoje secretário de Indústria e Comércio, Nilo Monteiro, da vereadora Vandecy Dutra e da secretária de Educação, Tenile Xavier.

Os R$ 18 milhões foram confirmados junto à Ministra Chefe do Governo Federal, Flávia Arruda e serão destinados a reforma e adequação do Complexo Educacional “Fernando Charbub Farah”. “Será o primeiro complexo educacional do país, atendendo as crianças da rede no estádio, complexo de natação e Arena Albertina Salmon”, explicou o prefeito de Marcelo Roque. “Será exemplo para o Brasil”, enfatizou.

Os recursos serão usados para recuperação de todas as salas existentes no estádio, na perspectiva que o espaço se torne um complexo educacional que atenda da educação infantil ao ensino superior com a possibilidade de parcerias com universidades. O espaço vai proporcionar uma educação integrada ao esporte, na promoção de práticas educativas que valorizem o desenvolvimento integral dos estudantes.

Participando de uma reclamação histórica de que o Litoral sempre foi esquecido pelo governo federal, a deputada conseguiu sensibilizar a Ministra. “Todas as riquezas do Paraná passam por aqui, mas não ficam aqui e há necessidade da correção desta situação”, enfatizou a deputada em sua defesa pela região junto ao governo federal.

Ainda há recursos conquistados pela deputada para a construção do Centro Municipal de Educação Infantil da Labra, quadras poliesportivas, entre outras obras que ocorrem em Paranaguá. “Nós só temos a ganhar e agradecer pelo trabalho realizado pela deputada”, declarou o prefeito.

CIDADÃ HONORÁRIA

A confirmação dos recursos foi feita durante entrega do Título. “Eu me sinto extremamente honrada pela cidadania. Sempre me senti filha do Litoral”, disse Christiane Yared, emocionada. “Eu estou deputada federal, isso vai passar e acredito que o mais importante é o legado que nós vamos deixar. São vidas que precisam ser atendidas e eu fico satisfeita de estar colaborando com a vida da população do Litoral com estes recursos”, completou.

Nilo Monteiro, enquanto vereador, foi o autor do projeto que garante a entrega da honraria à deputada. “Escolhi a deputada Yared porque ela olha para o Litoral. A sensibilidade da deputada me cativou e o trabalho que ela desenvolveu quanto ao Litoral têm nos trazido muitas verbas federais ”, enfatizou.

O presidente da Câmara, Fábio Santos, agradeceu o trabalho que vem sendo desenvolvido pela deputada de forma expressiva em prol de Paranaguá e das demais cidades do Litoral na Câmara Federal. “Percebemos que Paranaguá tem sido muito lembrada e só temos a agradecer porque é a população que será beneficiada”, lembrou.